Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
De American Racing Series a Indy Lights: 16 anos de história
Segunda-feira, 10 de Setembro de 2001
 
A Indy Lights surgiu em 1986 com o nome de American Racing Series (ARS) e foi criada pelo grupo formado por ?Pat? Patrick, lendário dono de equipe, Ralph Sanchez, promotor de corridas, e John Frasco, ex-presidente da CART. O único presidente da categoria foi o inglês naturalizado norte-americano Roger Bailey.

Entre os anos de 1986 e 1992, a ARS usava chassis Wildcat/March 85B, adaptados do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, com um motor Buick V6 de 4.2 litros. Em 1991, a categoria passou a ser conhecida como Indy Lights, mesmo ano em que a Bridgestone/Firestone tornou-se patrocinadora principal do evento.

O ano de 1993 marcou a estréia do Lola T92/20, também uma adaptação dos chassis usado nos campeonatos europeus. Em 1997 aconteceu um importante passo para o desenvolvimento da categoria. A Lola desenvolveu o T97/20 exclusivamente para a Indy Lights, melhorando o desempenho em circuitos ovais.

Em 1998, a Firestone passou os direitos da categoria para sua subdivisão, a Dayton, que permaneceu até esta temporada. Nesse mesmo ano, a Championship Auto Racing Teams comprou os direitos da categoria e foi onde começou o seu declínio, pois também passou a organizar a Fórmula Atlantic, categoria de nível semelhante ao da Indy Lights.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/03 - Todt comentou o desempenho da Ferrari na Austrália
 04/03 - Hamidy pode ter deixado a Jordan
 04/03 - Ferrari deve entrar no mercado de Ações
 04/03 - Santos Júnior gostou do início dos testes em Braga
 04/03 - Confira o novo "Papo de Box"
 03/03 - Pilotos deram suas versões sobre o acidente
 03/03 - "Foi um começo de temporada ruim", admitiu Bernoldi
 03/03 - "Foi um grande azar", disse Massa
 03/03 - Resultado deixou Raikkonen contente
 03/03 - "Era simplesmente impossível segurá-lo", admitiu Montoya
 03/03 - Para Schumacher, papel dos pneus foi decisivo
 03/03 - Schumacher venceu o GP da Austrália
 02/03 - Bia Figueiredo vence primeira etapa da Sudam
 02/03 - Rafael Monteiro faz barba e cabelo na Super 125
 02/03 - "Time misterioso" deve estrear na Malásia
 02/03 - Muita chuva na primeira etapa do Paulista Light de Kart
 02/03 - Hornish ganhou a primeira da F-Indy. De Ferran e Castro Neves no pódio
 02/03 - Correria foi grande no boxe da Jordan
 02/03 - Barrichello admite a ajuda da chuva, e elogia acerto do carro
 02/03 - Bernoldi sairá do 17º lugar

... 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados