Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/03 - Hamidy pode ter deixado a Jordan
 04/03 - Ferrari deve entrar no mercado de Ações
 04/03 - Santos Júnior gostou do início dos testes em Braga
 04/03 - Confira o novo "Papo de Box"
 03/03 - Pilotos deram suas versões sobre o acidente
 03/03 - "Foi um começo de temporada ruim", admitiu Bernoldi
 03/03 - "Foi um grande azar", disse Massa
 03/03 - Resultado deixou Raikkonen contente
 03/03 - "Era simplesmente impossível segurá-lo", admitiu Montoya
 03/03 - Para Schumacher, papel dos pneus foi decisivo
 03/03 - Schumacher venceu o GP da Austrália
 02/03 - Bia Figueiredo vence primeira etapa da Sudam
 02/03 - Rafael Monteiro faz barba e cabelo na Super 125
 02/03 - "Time misterioso" deve estrear na Malásia
 02/03 - Muita chuva na primeira etapa do Paulista Light de Kart
 02/03 - Hornish ganhou a primeira da F-Indy. De Ferran e Castro Neves no pódio
 02/03 - Correria foi grande no boxe da Jordan
 02/03 - Barrichello admite a ajuda da chuva, e elogia acerto do carro
 02/03 - Bernoldi sairá do 17º lugar
 02/03 - Massa largará em nono

... 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados