Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/03 - Hamidy pode ter deixado a Jordan
 04/03 - Ferrari deve entrar no mercado de Ações
 04/03 - Santos Júnior gostou do início dos testes em Braga
 04/03 - Confira o novo "Papo de Box"
 03/03 - Pilotos deram suas versões sobre o acidente
 03/03 - "Foi um começo de temporada ruim", admitiu Bernoldi
 03/03 - "Foi um grande azar", disse Massa
 03/03 - Resultado deixou Raikkonen contente
 03/03 - "Era simplesmente impossível segurá-lo", admitiu Montoya
 03/03 - Para Schumacher, papel dos pneus foi decisivo
 03/03 - Schumacher venceu o GP da Austrália
 02/03 - Bia Figueiredo vence primeira etapa da Sudam
 02/03 - Rafael Monteiro faz barba e cabelo na Super 125
 02/03 - "Time misterioso" deve estrear na Malásia
 02/03 - Muita chuva na primeira etapa do Paulista Light de Kart
 02/03 - Hornish ganhou a primeira da F-Indy. De Ferran e Castro Neves no pódio
 02/03 - Correria foi grande no boxe da Jordan
 02/03 - Barrichello admite a ajuda da chuva, e elogia acerto do carro
 02/03 - Bernoldi sairá do 17º lugar
 02/03 - Massa largará em nono

... 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados