Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
De American Racing Series a Indy Lights: 16 anos de história
Segunda-feira, 10 de Setembro de 2001
 
A Indy Lights surgiu em 1986 com o nome de American Racing Series (ARS) e foi criada pelo grupo formado por ?Pat? Patrick, lendário dono de equipe, Ralph Sanchez, promotor de corridas, e John Frasco, ex-presidente da CART. O único presidente da categoria foi o inglês naturalizado norte-americano Roger Bailey.

Entre os anos de 1986 e 1992, a ARS usava chassis Wildcat/March 85B, adaptados do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, com um motor Buick V6 de 4.2 litros. Em 1991, a categoria passou a ser conhecida como Indy Lights, mesmo ano em que a Bridgestone/Firestone tornou-se patrocinadora principal do evento.

O ano de 1993 marcou a estréia do Lola T92/20, também uma adaptação dos chassis usado nos campeonatos europeus. Em 1997 aconteceu um importante passo para o desenvolvimento da categoria. A Lola desenvolveu o T97/20 exclusivamente para a Indy Lights, melhorando o desempenho em circuitos ovais.

Em 1998, a Firestone passou os direitos da categoria para sua subdivisão, a Dayton, que permaneceu até esta temporada. Nesse mesmo ano, a Championship Auto Racing Teams comprou os direitos da categoria e foi onde começou o seu declínio, pois também passou a organizar a Fórmula Atlantic, categoria de nível semelhante ao da Indy Lights.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 28/02 - Secretaria Municipal de Esportes permitirá visitação em Interlagos
 28/02 - Sênior "A" - muita disputa na primeira 1ª etapa
 28/02 - Pamplona superou Serra nos instantes finais do treino
 28/02 - Serra está na frente em Curitiba
 28/02 - Sessão começou pontualmente às 9h00
 28/02 - Marques ainda não treinou
 28/02 - Pedro Gomes estranhou a "cavalaria"
 28/02 - Preparadores comparam a importância dos dois dias de treinos
 27/02 - Serra foi outra vez o melhor em Curitiba
 27/02 - Paulão está animado para a temporada
 27/02 - Sênior "B" quase faltou grid
 27/02 - Bueno chegou a Curitiba
 27/02 - Exclusivo! Ainda indefinido o calendário do Paulista de Velocidade
 27/02 - Ainda não chove, mas as nuvens carregadas estão sobre o autódromo
 27/02 - Os carros dos Negrão foram os primeiros a entrar na pista
 27/02 - "Deu prá desenferrujar um pouco", disse Freitas
 27/02 - Resultados da 1ª Taça Verão de Kart de Campo Grande
 27/02 - Chuva causou o final antecipado dos treinos em Curitiba
 26/02 - Treinos em Curitiba vão acontecer em dois horários
 26/02 - Definidos os pilotos das equipes brasilienses da F-3

... 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados