Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria adotará novo dispositivo de avaliação de pilotos
Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2002
 
Até o ano passado, o regulamento era simples: um piloto que viesse a sofrer algum acidente, por exemplo nos treinos da sexta-feira, era colocado em repouso, sendo impedido pelos médicos de participar da corrida do domingo.

Este procedimento corriqueiro, tende a desaparecer a partir desta temporada da Fórmula CART/FedEx, categoria que adotará pioneiramente no automobilismo o uso do sistema "ImPACT", que vem sendo desenvolvido desde 1990 pelo Doutor Mark Lovell, e já foi exaustivamente testado em esportes como o Futebol Americano e o Hockey.

Em linhas gerais, o invento do Doutor Lovell - chefe do Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de Pittsburgh -, é um software capaz de operar num simples Laptop, oferecendo uma avaliação real das condições físicas do piloto acidentado, em especial nos casos em que tenha havido impacto da cabeça.

Quem explica é o Doutor Steve Olvey, Médico-chefe da CART: "Era comum um piloto afirmar que não sentia nada, já que a participação na corrida significa seu meio de vida, a garantia de recebimento do contracheque. Nós, porém, não tínhamos como avaliar cientificamente até onde as boas condições alegadas eram reais, o que muda com a adoção do ImPACT", disse.

O sistema "ImPACT" testa em segundos a acuidade visual do piloto, e suas reações a determinados estímulos, "o que nos deixa tranqüilos para o liberarmos para correr", conclui o Doutor Olvey.

O sistema já estará sendo usado na corrida no circuito de Monterrey, no México, onde no próximo dia 10 de março será realizada a primeira das 19 provas previstas pelo calendário 2002 da F-CART/FedEx.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/02 - Merlbourne já começa a viver o clima de GP
 26/02 - Montoya criticou a Ferrari
 26/02 - Pela 7ª vez, Merlbourne será o palco da prova de abertura da temporada
 26/02 - Divulgado o novo calendário do Sul-americano da F3
 26/02 - Altura pode ser problema para Verstappen
 25/02 - Equipes chegam a Pinhais
 25/02 - Jordan apoia idéia para redução de custos
 25/02 - "Estamos legais", diz Bridgestone
 25/02 - Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
 24/02 - Uma mancha de óleo, e Kenseth alcança sua segunda vitória na NASCAR Winston
 24/02 - Toyota (#24 & 25)
 24/02 - Minardi (#22 & 23)
 24/02 - Arrows (# 20 e 21)
 24/02 - Jaguar (# 16 & 17)
 24/02 - Renault (# 14 &15)
 24/02 - BAR (# 11 e 12)
 24/02 - Jordan (#9 & 10)
 24/02 - Sauber (#7 & 8)
 24/02 - Williams (#5 e 6)
 24/02 - McLaren (#3 & 4)

... 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados