Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/02 - Ferrari (#1 e 2)
 24/02 - Conheça a formação das equipes na temporada 2002
 24/02 - Carrapatoso vence a 2ª do Biland Challenge mas não leva.
 24/02 - Saiba que está competindo no 1º Biland Challenge Brasil
 24/02 - Abreu de ponta a ponta no Billand Challenger
 24/02 - Novatos inicia temporada com 26 karts no grid
 24/02 - BILAND CHALLENGE - meio segundo separando os 11 primeiros
 23/02 - Rafael Daniel larga na pole, mas não segura Jimenez
 23/02 - 36 karts no grid da Graduados "B" valorizam a vitória do "Iaco"
 23/02 - Ney Coutinho Jr. larga em ultimo e fatura a "Junior" em Interlagos
 23/02 - Grande início de temporada no Paulista de Kart
 22/02 - Arrows espera uma grande temporada
 22/02 - Zanardi já caminha com as próteses
 22/02 - Pode chover na 1ª etapa do paulista
 22/02 - Cristiano Piquet vai disputar o nacional de F-Dodge
 22/02 - Por enquanto, apenas a marca de pneus é certeza na F-3
 22/02 - Campeonato Paulista de Kart começa amanhã
 22/02 - TV: provas da F-CART serão mostradas sempre no mesmo horário
 22/02 - Jordan têm novo "Title Sponsor"
 21/02 - Campo Grande realiza a 1ª Taça Verão de Kart

... 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados