Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/02 - Cresce a lista de "estrangeiros"
 21/02 - Montoya terá novo engenheiro na abertura da temporada
 21/02 - Pilotos da Autocross vão acelerar em Piracicaba
 21/02 - Pilotos da F-3 treinaram em Brasília
 21/02 - Frentzen, sob chuva
 21/02 - Friesacher foi o melhor; Rodrigo Sperafico ficou em segundo
 21/02 - Neste sábado, a primeira rodada do Paulista de Kart
 20/02 - Prova anual abre a temporada 2002 de kart em Brasília
 20/02 - Mercedes-Benz terá motor na Fórmula 3
 20/02 - Pedro Gomes terá equipe própria para a estréia na V8
 19/02 - Trulli dominou os treinos em Silverstone
 19/02 - Pantano dominou; Ricardo Sperafico fez o 2º tempo nos treinos da F-3000
 19/02 - "Vamos precisar de um pouco de sorte", disse Webber
 19/02 - Cacá Bueno volta a correr na categoria
 18/02 - Ecclestone mais longe da recompra das ações da SLEC
 18/02 - Massa bateu em Mugello
 18/02 - Sai Tarso Marques, entra Zonta
 18/02 - Temporada potiguar de kart começa neste fim de semana
 18/02 - Jordan cheio de esperanças
 17/02 - Pizzonia encerrou os testes da Williams

... 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados