Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/02 - Cresce a lista de "estrangeiros"
 21/02 - Montoya terá novo engenheiro na abertura da temporada
 21/02 - Pilotos da Autocross vão acelerar em Piracicaba
 21/02 - Pilotos da F-3 treinaram em Brasília
 21/02 - Frentzen, sob chuva
 21/02 - Friesacher foi o melhor; Rodrigo Sperafico ficou em segundo
 21/02 - Neste sábado, a primeira rodada do Paulista de Kart
 20/02 - Prova anual abre a temporada 2002 de kart em Brasília
 20/02 - Mercedes-Benz terá motor na Fórmula 3
 20/02 - Pedro Gomes terá equipe própria para a estréia na V8
 19/02 - Trulli dominou os treinos em Silverstone
 19/02 - Pantano dominou; Ricardo Sperafico fez o 2º tempo nos treinos da F-3000
 19/02 - "Vamos precisar de um pouco de sorte", disse Webber
 19/02 - Cacá Bueno volta a correr na categoria
 18/02 - Ecclestone mais longe da recompra das ações da SLEC
 18/02 - Massa bateu em Mugello
 18/02 - Sai Tarso Marques, entra Zonta
 18/02 - Temporada potiguar de kart começa neste fim de semana
 18/02 - Jordan cheio de esperanças
 17/02 - Pizzonia encerrou os testes da Williams

... 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados