Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Maserati: Santa Cruz do Sul pode começar a definir temporada 2005
Terça-feira, 09 de Agosto de 2005
 
Com 200 pontos ainda em jogo, passada a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati, realizada no dia 17 de julho, em Interlagos, todos os pilotos ainda têm chances matemáticas de chegar ao título da temporada 2005. No entanto, a partir da 6ª etapa, a ser realizada no dia 14 de agosto, no novíssimo Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a 155 quilômetros de Porto Alegre, as definições podem estar acontecendo especialmente ao bloco de pilotos que, hoje, encontra-se no final da tabela de classificação geral.

Vale lembrar que nas nove etapas do Trofeo Maserati, da temporada 2005, estão em jogo 450 pontos. Até a 5ª etapa, 250 pontos foram disputados. Seis pilotos já conseguiram pontuação acima de 100. No bloco intermediário, outros seis pilotos somam de 50 a 100 pontos e ainda mais quatro pilotos totalizam abaixo de 50 pontos.

Na ponta estão Alencar Jr., com 164 pontos; João Adibe, 144; R. Derani, 124; C. Lunardi, 122; Renato Cattalini, 114; e Marcelo Ometto, 102. Na realidade, em Santa Cruz do Sul, caso um desses pilotos consiga somar mais 50 pontos, certamente vai disparar, faltando apenas 3 corridas ? em São Paulo, dia 25 de setembro, quando será a preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Curitiba, dia 9 de outubro, e novamente em Interlagos, no dia 20 de novembro.

De qualquer maneira, o bloco da liderança mostra até agora um equilíbrio e, sobretudo, regularidade em suas performances de pilotagem e de conjunto do carro. Dos seis pilotos do primeiro bloco, três conseguiram a totalização máxima (50 pontos): João Adibe, na primeira etapa em São Paulo (3 de abril); Renato Cattalini, na etapa de Brasília (17 de abril) e Alencar Jr., na etapa de São Paulo, no dia 17 de julho. Além disso, C. Lunardi e João Adibe arrancaram 45 pontos, respectivamente, nas etapas do Rio de Janeiro e Curitiba. Destaque para os pilotos R. Derani e Marcello Ometto, que se valeram da regularidade em todas as provas.

No bloco intermediário da tábua de classificação encontram-se Antonio Hermann (98 pontos); C. Longo (71); Luís Cláudio Assaf ? Tatu (69); A.C. Baptista (66) e Paulo de Tarso (60). Uma vitória de 50 pontos, de um dos pilotos desse grupo, aliada a um ?escorregão? de um daqueles do primeiro bloco, pode embolar ainda mais da classificação.

E, no terceiro bloco, dependendo dos resultados de Santa Cruz do Sul, a três etapas do final, para M. Billi, A. Conte, W. Derani e V. Rossete pode significar o fim da temporada. No entanto, valem algumas ressalvas. De cinco etapas, M. Billi não conseguiu concluir três etapas (São Paulo, Curitiba e novamente São Paulo). A. Conte, por motivos pessoais, não participou das etapas do Rio de Janeiro e Curitiba. W. Derani não concluiu a etapa do Rio de Janeiro. E, finalmente, V. Rossete não conseguiu concluir quatro etapas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e novamente São Paulo). Ele só pontuou em Brasília, onde somou 13 pontos.

Treinos, um diferencial - Pela primeira vez, os 16 pilotos do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati vão correr no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, daqui a 12 dias, no dia 14 de agosto. Portanto, o desafio em guiar em circuito ?desconhecido? está lançado. A pista de Santa Cruz do Sul, no sentido anti-horário, tem 3.530 metros de extensão, com sete curvas para a direita, sete para a esquerda e uma reta de 753 metros.

Na avaliação de Chico Serra, diretor esportivo do Trofeo Maserati, que também não conhece a pista, ?os treinos livres oficiais passam a ter maior importância, obviamente. É fundamental que os pilotos aproveitem muito bem os treinos para conhecer cada detalhe da pista, observar as referências. E, finalmente, estar muito atento aos pontos de ultrapassagens?.

Chico Serra, no entanto, entende também que um circuito desconhecido é um desafio a qualquer piloto. ?O fato de estar conhecendo a pista exige mais do piloto. Além disso, como se trata da primeira vez, todos os pilotos vão entrar na pista em condições iguais. Certamente, a capacidade de assimilação do traçado e a habilidade do piloto vão fazer a diferente?, ressalta.

Também na mesma linha de Chico Serra, para o piloto de Stock Car V8 e personal driver de João Adibe e F. Longo, Ricardo Maurício, ?assimilar nos treinos livres os pontos de freada, de ultrapassagens, observar os pontos da pista onde os pilotos ?escaparam? e prováveis pontos de rodadas, é imprescindível?.

Mas, sobretudo, os três treinos livres oficiais do Trofeo Maserati serão determinantes para o sucesso ou insucesso do piloto gentleman driver. ?Sabemos que os pilotos diferem-se entre si. Uns têm mais facilidades em assimilar o traçado do que outros. Isso é natural. O importante é levar com seriedade os três treinos livres oficiais e ?pegar? as referências da pista?, finaliza.

?Frentes de trabalho? - A arrecadação de alimentos não perecíveis da 6ª etapa do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, será doada à Secretaria de Desenvolvimento Social do município que, por sua vez, será distribuída a todos os projetos sociais daquele órgão, em especial do programa ?Frentes de Trabalho?.

A população de Santa Cruz do Sul poderá assistir à corrida, cujo ingresso será um quilo de alimento não perecível. A responsabilidade da arrecadação será da primeira-dama Vera Wenzel, da vice-prefeita Helena Hermany e da própria Secretaria de Desenvolvimento Social. Um dos principais programas desta secretaria, ?Frentes de Trabalho? contempla um dia de trabalho do voluntário a alimentação do dia. Além disso, prevê doação de cesta básica aos desempregados e carentes da cidade.

A exemplo da última etapa em São Paulo, quando o Trofeo Maserati recebeu quase 15 mil visitantes e arrecadou 7 toneladas, os organizadores esperam dobrar os recordes no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 17/02 - Massa terminou na frente; Heidfeld bateu
 17/02 - Burton venceu em Daytona
 17/02 - Gomes e Serra foram os melhores nos treinos da F-Quatro
 16/02 - Fabricantes de motores ganharam sessões extras de treinos
 16/02 - Carros poderão usar o controle de tração
 16/02 - Vertappen vai recorrer à Justiça
 16/02 - O F2002 voltou a render bem em Mugello
 16/02 - Paranaense terá menos corridas em 2002
 16/02 - Jimenez vai realizar outro teste pela Petrobras/Avallone
 16/02 - Em Paul Ricard, os últimos treinos da Toyota
 16/02 - Piloto da NASCAR levou a melhor na disputa do IROC
 15/02 - Scheckter pilotará no time de Eddie Cheever
 15/02 - Italiano será o companheiro de equipe de Santos Júnior
 15/02 - Simulação vai agitar Interlagos neste sábado
 15/02 - Neste final de semana, os testes da Fórmula Quatro
 15/02 - Ferrari usará o F2001 na primeira corrida
 15/02 - Atila Abreu vai participar da Biland Challenge
 14/02 - Veja as datas das provas das duas divisões
 14/02 - Marques testará pneus para a nova categoria
 14/02 - Rocha testará carros da F-Nissan

... 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados