Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Deu zebra no final da mais louca corrida da história da F-CART
Domingo, 27 de Outubro de 2002
 
A impensável vitória do mexicano Mario Dominguez marcou a realização da 12ª prova da Fórmula CART/FedEx na Austrália, uma disputa que começou com um acidente espetacular, e que a chuva torrencial que caiu durante a maioria das 40 voltas totais tratou de transformar num verdadeiro caos.

Chovia forte no momento em que a primeira largada foi autorizada, quando uma rodada do mexicano Adrian Fernandez desencadeou uma série de batidas, no final da qual os carros de Jimmy Vasser e de Tora Takagi estavam de cabeça para baixo, totalmente destruídos.

O canadense Patrick Carpentier e o também norte-americano Michael Andretti correram em socorro de Vasser, ao qual se juntaram integrantes da equipe Chip Ganassi, que ajudaram a desvirar o carro. Enquanto isso, a equipe de socorro da CART dava o primeiro atendimento a Fernandez e a Takagi, que inspiravam mais cuidados.

No final do episódio, estavam totalmente destruídos os bólidos de Andretti, de Vasser, de Michel Jourdain Jr., de Takagi, de Carpentier, de Alex Tagliani e Mário Andretti, enquanto o carro do brazuca Christian Fittipaldi teve a suspensão traseira bastante afetada.

Da garagem ao topo do pódio

Sem carro reserva, a pequena equipe Herdez não teve outra alternativa que substituir a suspensão e alguns componentes da parte frontal do bólido de Mario Dominguez, que foi o responsável pela decolagem do carro de Takagi na seqüência de batidas.

Depois de quase duas horas desde a primeira, já com o tempo bem melhor, uma segunda largada foi autorizada após a realização de três passagens válidas concluídas pelos concorrentes atrás do Safety Car.

As disputas ?prá valer? aconteceram apenas entre a 4ª e a 9ª passagem, momento no qual o aguaceiro voltou a despencar sobre o estado australiano de Queensland, o que levou a direção de prova a acionar novamente o veículo de neutralização das disputas.

Com a entrada do Safety Car, na 10ª volta, o campeão antecipado da categoria Cristiano da Matta aproveitou para realizar sua primeira parada, deixando a primeira posição para o também brazuca Bruno Junqueira.

O aguaceiro só fazia aumentar, e nada de retomada das disputas, do que, com uma estratégia de ousar atrasar a primeira parada, Dominguez se beneficiou para equiparar-se a Nigel Mansell como piloto a vencer uma corrida já na temporada de estréia na F-CART.

Os canadenses Patrick Carpentier e Paul Tracy completaram a festa do pódio.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/02 - Massa terminou na frente; Heidfeld bateu
 17/02 - Burton venceu em Daytona
 17/02 - Gomes e Serra foram os melhores nos treinos da F-Quatro
 16/02 - Fabricantes de motores ganharam sessões extras de treinos
 16/02 - Carros poderão usar o controle de tração
 16/02 - Vertappen vai recorrer à Justiça
 16/02 - O F2002 voltou a render bem em Mugello
 16/02 - Paranaense terá menos corridas em 2002
 16/02 - Jimenez vai realizar outro teste pela Petrobras/Avallone
 16/02 - Em Paul Ricard, os últimos treinos da Toyota
 16/02 - Piloto da NASCAR levou a melhor na disputa do IROC
 15/02 - Scheckter pilotará no time de Eddie Cheever
 15/02 - Italiano será o companheiro de equipe de Santos Júnior
 15/02 - Simulação vai agitar Interlagos neste sábado
 15/02 - Neste final de semana, os testes da Fórmula Quatro
 15/02 - Ferrari usará o F2001 na primeira corrida
 15/02 - Atila Abreu vai participar da Biland Challenge
 14/02 - Veja as datas das provas das duas divisões
 14/02 - Marques testará pneus para a nova categoria
 14/02 - Rocha testará carros da F-Nissan

... 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados