Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Antonio Pizzonia avalia início da nova Fórmula 1
Quarta-feira, 25 de Março de 2009
 
Amazonense aprova mudanças que visam melhorar as disputas na categoria

No próximo fim de semana (27-29/03) os amantes pela velocidade terão um prato cheio. A temporada 2009 da Fórmula 1 começa oficialmente na Austrália. Já no Brasil, a Copa Nextel Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, também dá o seu pontapé inicial. A prova de abertura acontece a partir das 11 horas (horário de Brasília) no autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, templo maior do esporte a motor nacional.

O amazonense Antonio Pizzonia faz sua segunda temporada completa na Stock Car e estréia pela equipe brasiliense Amir Nasr Racing, umas das mais tradicionais do esporte no Brasil. Com passagens como piloto de testes e de provas pela Jaguar e pela Williams na F1, ele acredita que em cima dos testes de pré-temporada, as favoritas para a vitória em Melbourne são Ferrari e Brawn GP. “Acredito que as duas equipes estarão bem parecidas, com uma ligeira vantagem para a Brawn. Logo atrás devem estar a BMW e a Toyota”, comenta.

O esportista de Manaus afirma que pretende acompanhar todos os treinos e a corrida, e reservou sua torcida para os representantes brasileiros, especialmente para Rubens Barrichello. “Como torcedor brasileiro e amigo pessoal farei uma torcida especial pelo Rubinho, espero que ele encerre muito bem a carreira. Mas vou acompanhar e vibrar pelo Felipe, que também é meu amigo, mas ainda tem um futuro longo e brilhante pela frente”, concluiu.

Sobre as novidades da temporada, Pizzonia gostou bastante das mudanças aerodinâmicas. O aerofólio traseiro ficou mais alto e mais curto, enquanto o dianteiro ficou mais baixo e mais comprido. “Na teoria, vai diminuir a turbulência vinda da traseira do carro da frente e com isso, diminuir também a dificuldade de ultrapassagens”, conta. No regulamento anterior, o carro que vinha atrás perdia muita sustentação aerodinâmica na parte frontal e o piloto era obrigado a tirar o pé nas aproximações de curvas. “É sempre bom ver a organização se mexendo atrás de mudanças que possam ser positivas”, fala.

O titular da Amir Nasr Racing também falou sobre o Kers, um dos itens técnicos de mais discussão nesse início de temporada. “A idéia do Kers é interessante. Na situação de corrida, quem tiver o sistema funcionando e bem, vai levar muita vantagem. A desvantagem é o peso, mas os engenheiros sempre encontram maneiras para solucionar estes empecilhos”, explica. O Kers é um sistema que reaproveita a energia gerada nas frenagens e pode dar até 80 cv a mais de potência ao motor durante até seis segundos por volta.

Assim como em todas as categorias, a crise mundial também chegou à F1. “Todos estão precisando cortar custos, e acredito que no ano que vem isso afetará ainda mais a F1, talvez com saída de mais equipes. Mas todos os envolvidos na categoria estão trabalhando duro e existem pessoas inteligentes atrás de encontrar soluções para este problema também”, finaliza o amazonense.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 14/02 - Enge de novo o mais rápido; Rodrigo Sperafico o melhor brazuca da F-3000
 14/02 - "Taça Verão" abre a programação do kartismo sul-mato-grossense
 14/02 - Tudo pode voltar a ser como era no mundo da F-1
 14/02 - CART fecha um "superpacote" para as transmissões das corridas
 13/02 - Enge foi o mais rápido; Haberfeld foi o segundo nos testes da F-3000
 13/02 - F3 Inglesa: Júdice vai testar em Donington
 13/02 - Desta vez foi Button
 13/02 - Merlbourne sofreu modificações para sediar o GP de abertura
 13/02 - Mistérios da Jordan terminam no dia 22
 13/02 - Alesi vai testar para a McLaren
 13/02 - "Viajadas" de Barrichello e Coulthard são o tema do "Papo de Box"
 13/02 - Trulli foi outra vez o melhor em Barcelona
 13/02 - Pilotos da F-3000 fizeram Shake down dos novos carros
 12/02 - Schumacher superou sua própria marca
 12/02 - Lista têm três novos pilotos
 12/02 - Mais duas vitórias verde e amarelas no final de semana
 12/02 - Categoria terá treinos coletivos no final do mês
 12/02 - Trulli foi o mais rápido em Barcelona
 12/02 - Da Matta dominou mais uma vez
 11/02 - Domínio foi dos pilotos da Williams diante dos chefes

... 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 804 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados