Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/02 - "Quero ser uma pedra no sapato do Schumacher", disse Barrichello
 07/02 - "É bom ganhar com um Ferrari", disse Schumacher
 07/02 - Novo Ferrari foi apresentado oficialmente
 06/02 - Portões fechados no circuito de Chicago
 06/02 - Heidfeld terminou na frente o dia de treinos em Valência
 05/02 - F-Renault: provas do Europeu serão todas realizadas aos sábados
 05/02 - Streit começa os testes para a temporada da F-Renault Européia
 05/02 - "Estamos fortes", comentou Stoddart
 05/02 - Garcia faz treino em Silverstone
 05/02 - Laguna Seca sediará o "Sneak Preview"
 05/02 - Williams terminou na frente o dia em Valência
 05/02 - Barrichello iniciou programa de testes em Mugello
 05/02 - Nichols deixa a Jaguar
 04/02 - Bernoldi rodou pouco no ´shake down´ do A23
 04/02 - Júdice realizará treinos de pré-temporada da F-3 Inglesa
 04/02 - Graduados agora vão correr com gasolina
 04/02 - Dirigentes turcos expuseram planos para terem a F-1
 04/02 - Placares da temporada 2002 já estão no ar
 04/02 - Saiba quem já assegurou assentos para 2002
 04/02 - Nossos representantes começaram bem a temporada 2002

... 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 804 805 806 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados