Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/03 - Dixon liderou, e Leist foi 5º no terceiro treino em St. Pete
 10/03 - Os 25 nomes da USF2000
 10/03 - Dois brazucas entre os “Top ten” da USF2000
 10/03 - Resultado da primeira prova da USF2000
 10/03 - Formação do grid da USF2000
 09/03 - Hunter-Reay na frente após a mescla dos tempos
 09/03 - Os tempos do segundo treino em "St. Pete"
 09/03 - Askew é pole, e Cunha Filho completa a segunda fila na Pro Mazda
 09/03 - Cunha Filho encabeçou a folha de tempos da Pro Mazda
 09/03 - Os inscritos da Pro Mazda
 09/03 - Os inscritos da Indy Lights
 09/03 - Tetlitz na pole; Franzoni larga em quinto
 09/03 - Os tempos do treino livre da Indy Lights
 09/03 - Leist na frente no primeiro treino. Veja os tempos
 09/03 - Os 24 nomes da Fórmula Indy
 07/03 - Bons resultados dos brasileiros na abertura da temporada da Trans-Am
 06/03 - Duas “P2” para Drugovich na Winter Series da Euroformula Open
 06/03 - Resultados da Euroformula Open em Paul Ricard
 17/02 - “E olha o Bloco da LDA aí, geeente!”
 16/02 - Resultados: Força Livre

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados