Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/03 - Dixon liderou, e Leist foi 5º no terceiro treino em St. Pete
 10/03 - Os 25 nomes da USF2000
 10/03 - Dois brazucas entre os “Top ten” da USF2000
 10/03 - Resultado da primeira prova da USF2000
 10/03 - Formação do grid da USF2000
 09/03 - Hunter-Reay na frente após a mescla dos tempos
 09/03 - Os tempos do segundo treino em "St. Pete"
 09/03 - Askew é pole, e Cunha Filho completa a segunda fila na Pro Mazda
 09/03 - Cunha Filho encabeçou a folha de tempos da Pro Mazda
 09/03 - Os inscritos da Pro Mazda
 09/03 - Os inscritos da Indy Lights
 09/03 - Tetlitz na pole; Franzoni larga em quinto
 09/03 - Os tempos do treino livre da Indy Lights
 09/03 - Leist na frente no primeiro treino. Veja os tempos
 09/03 - Os 24 nomes da Fórmula Indy
 07/03 - Bons resultados dos brasileiros na abertura da temporada da Trans-Am
 06/03 - Duas “P2” para Drugovich na Winter Series da Euroformula Open
 06/03 - Resultados da Euroformula Open em Paul Ricard
 17/02 - “E olha o Bloco da LDA aí, geeente!”
 16/02 - Resultados: Força Livre

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados