Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/02 - Confira os 10 primeiros na "24 Horas"
 03/02 - O campeão do ano passado amarga a 7ª posição na tabela do Mundial
 03/02 - Se há crise, ninguém contou para eles
 03/02 - Confira a programação da NASCAR Winston Cup
 03/02 - Theys/Lienhard/Papis/Baldi venceram a "24 Horas de Daytona"
 03/02 - Certame da IRL começará no dia 2 de março
 03/02 - A festa foi toda da Peugeot na Suécia
 02/02 - Brasil pode sediar o Pan pelo terceiro ano consecutivo
 02/02 - Atraso na chegada de peças pode adiar abertura do certame da F-Renault
 02/02 - Grönholm continua líder no Rali da Suécia
 02/02 - Mariath/Mariath Jr/Cohen foram imbatíveis em Tarumã
 02/02 - Oficializadas as datas das provas nacionais
 02/02 - Mitsubishi Motorsport têm previstas 11 etapas no calendário
 02/02 - Saiba onde vão correr os kartistas
 02/02 - Só a abertura do Brasileiro de Autocross têm seu palco definido
 02/02 - Brasileiro de Cross Country deve ter prova extra
 02/02 - Rali de Velocidade terá 7 etapas durante o ano
 02/02 - Certame que começou na Mil Milhas terá ainda 3 corridas
 02/02 - Falta definir uma praça para o certame
 02/02 - Pick Up Racing têm etapa programada para Interlagos

... 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 804 805 806 807 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados