Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone fala sobre categoria concorrente da F-1
Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2001
 
O todo-poderoso Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1, disse numa entrevista ao jornal The Sunday Times , que a possibilidade da criação de uma categoria paralela ao "circo" pela ACEA - a Associação Européia de Fabricantes de Veículos, integrada pela BMW, Daimler-Chrysler, Fiat, Renault e Ford - está provocando uma incredulidade quanto aos rumos comerciais da Fórmula 1, fato que pode afastar patrocinadores importantes.

"Os patrocinadores não estão contentes, e querem reconsiderar suas posições", advertiu Ecclestone, que frisou: "Eu lhes pedi que esperem para ver o que acontece. Eles se comprometeram porquê confiam na estabilidade da F1, e sabem que as coisas estão sendo feitas adequadamente. Se estas empresas se forem, será muito difícil que regressem", alertou.

O primeiro passo da ACEA em direção à criação de uma categoria paralela à Fórmula 1 foi dado na semana passada, quando foi criada uma empresa para gerir os interesses da nova categoria, batizada "GPWC", com sede na Holanda.

Também aconteceu uma reunião em Genebra, onde as equipes do "circo" foram oficialmente convidadas a se integrarem à categoria que deve ser efetivada em 2008, um ano após o término do chamado "Acordo da Concórdia", o pacto firmado entre todos os times da Fórmula 1.

A cúpula da ACEA, que inclui o chefe da FIA Paolo Cantarella, que presidirá a GPWC, não se posicionou quanto a participação comercial do Grupo Kirch, empresa do setor de telecomunicações que atualmente possui 75% das ações da SLEC, a empresa criada por Ecclestone para gerir os contratos de televisamento das corridas do "circo".

O temor dos dirigentes da ACEA é de que o Kirch Group decida fazer com que as transmissões das provas se dêem exclusivamente pelo sistema ´pay-per-view´, e que passe a submeter às equipes do novo certame às mesmas regras injustas de participação no bolo financeiro das transmissões que vem aplicando aos times do "circo".

Bernie Ecclestone, que mantém em seu poder 25% das ações da SLEC, e que em momento algum escondeu ser contrário a criação de uma categoria paralela à Fórmula 1, disse: "O que a ACEA está propondo em termos de estrutura para que as equipes disputem o certame da GPWC ficará ofuscado, já que os valores são bastante inferiores aos que os times recebem atualmente", ele espetou, dizendo acreditar que dificilmente Paolo Cantarella homologará os detalhes dos contratos.

Ainda falando sobre o provável novo certame, Ecclestone disse: "O que muitos não estão se dando conta, é que 50% do que nós pagamos hoje é muito mais que 100% do que eles conseguiriam pagar no caso da implantação de um certame próprio", falou, frisando que "eles gastaram dois anos para criar uma companhia para gerir os negócios, que tem base em muitas conjecturas incorretas. Eles não querem ganhar um torneio olímpico, querem ganhar as Olimpíadas...", provocou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/02 - Nossos representantes começaram bem a temporada 2002
 04/02 - Confira os 10 primeiros na "24 Horas"
 03/02 - O campeão do ano passado amarga a 7ª posição na tabela do Mundial
 03/02 - Se há crise, ninguém contou para eles
 03/02 - Confira a programação da NASCAR Winston Cup
 03/02 - Theys/Lienhard/Papis/Baldi venceram a "24 Horas de Daytona"
 03/02 - Certame da IRL começará no dia 2 de março
 03/02 - A festa foi toda da Peugeot na Suécia
 02/02 - Brasil pode sediar o Pan pelo terceiro ano consecutivo
 02/02 - Atraso na chegada de peças pode adiar abertura do certame da F-Renault
 02/02 - Grönholm continua líder no Rali da Suécia
 02/02 - Mariath/Mariath Jr/Cohen foram imbatíveis em Tarumã
 02/02 - Oficializadas as datas das provas nacionais
 02/02 - Mitsubishi Motorsport têm previstas 11 etapas no calendário
 02/02 - Saiba onde vão correr os kartistas
 02/02 - Só a abertura do Brasileiro de Autocross têm seu palco definido
 02/02 - Brasileiro de Cross Country deve ter prova extra
 02/02 - Rali de Velocidade terá 7 etapas durante o ano
 02/02 - Certame que começou na Mil Milhas terá ainda 3 corridas
 02/02 - Falta definir uma praça para o certame

... 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 804 805 806 807 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2026 Speed On Line. Todos os direitos reservados