Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/01 - Intensas atividades na terceira jornada de testes da Fórmula 1
 09/01 - Kanaan inicia teste amanhã
 09/01 - Paulão e Pedro Gomes juntos na "Mil Milhas"
 09/01 - Gené foi o mais rápido na Espanha
 09/01 - Coulthard foi o mais rápido no segundo dia de treinos
 08/01 - Times da Fórmula CART realizam testes
 08/01 - Zeca Giaffone volta a competir na "Mil Milhas"
 08/01 - Pizzonia foi o mais rápido no primeiro dia de Treino
 07/01 - Ultima etapa do Carioca de Turismo de 2001 acontecerá no próximo domingo
 07/01 - Confira as datas de provas da F-3
 07/01 - Pizzonia inicia testes em Barcelona
 07/01 - F-3 Sudam: Confira as modificações regulamentares
 05/01 - Fórmula 3 voltará a ter rodadas duplas
 04/01 - Atores vão participar de prova de endurance
 04/01 - Apresentado o novo carro da jaguar
 03/01 - Vão começar os treinos para Felipe Massa
 27/12 - Saiba quem são os melhores da "super temporada"
 27/12 - Terminou a melhor temporada desde 1997
 26/12 - CART tem novo presidente
 21/12 - Sara Sanchez ganha prêmio e quebra recordes no Uruguai

... 798 799 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados