Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/01 - Kanaan inicia teste amanhã
 09/01 - Paulão e Pedro Gomes juntos na "Mil Milhas"
 09/01 - Gené foi o mais rápido na Espanha
 09/01 - Coulthard foi o mais rápido no segundo dia de treinos
 08/01 - Times da Fórmula CART realizam testes
 08/01 - Zeca Giaffone volta a competir na "Mil Milhas"
 08/01 - Pizzonia foi o mais rápido no primeiro dia de Treino
 07/01 - Ultima etapa do Carioca de Turismo de 2001 acontecerá no próximo domingo
 07/01 - Confira as datas de provas da F-3
 07/01 - Pizzonia inicia testes em Barcelona
 07/01 - F-3 Sudam: Confira as modificações regulamentares
 05/01 - Fórmula 3 voltará a ter rodadas duplas
 04/01 - Atores vão participar de prova de endurance
 04/01 - Apresentado o novo carro da jaguar
 03/01 - Vão começar os treinos para Felipe Massa
 27/12 - Saiba quem são os melhores da "super temporada"
 27/12 - Terminou a melhor temporada desde 1997
 26/12 - CART tem novo presidente
 21/12 - Sara Sanchez ganha prêmio e quebra recordes no Uruguai
 20/12 - Azevedo é o campeão da Fórmula Junior

... 798 799 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados