Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/12 - Jimenez é campeão da Seletiva Petrobra
 19/12 - Mais dois títulos no encerramento da "super temporada" 2001
 16/12 - Fórmula Renault ? Streit fatura o campeonato de inverno
 16/12 - Fórmula Truck 2001 - Confira os 10 primeiros.
 16/12 - Cirino vence mais uma e garante o título na Fórmula Truck
 16/12 - F-Renault: Streit conquista dois Campeonatos
 16/12 - Fogaça foi o melhor no Warm Up
 16/12 - Jimenez,Thomaz e Nicastro vencem a "6 Horas de Kart"
 15/12 - Zonta vai disputar prova na terra
 15/12 - Chuva na largada das "6 Horas de Kart"
 15/12 - Cirino larga na pole
 15/12 - F-Renault: Streit larga em quinto na quarta etapa
 15/12 - Cirino e Napolitano dominan os treinos livres
 15/12 - F-Renault - Brasileiros sofrem acidentes na chuva
 15/12 - "Achei que o câmbio ia estragar tudo", contou Perrot
 15/12 - Confira a classificação completa do certame da Espron
 15/12 - David substituirá Araújo na final da Seletiva Petrobras
 14/12 - Fogaça e Cirino dominaram os treinos desta sexta-feira em Curitiba
 13/12 - Cirino e Martins travam a batalha final na guerra pelo título da F-Truck
 13/12 - Três brazucas disputam a rodada final do Campeonato de Inverno da F-Renault

... 799 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados