Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/12 - Jimenez é campeão da Seletiva Petrobra
 19/12 - Mais dois títulos no encerramento da "super temporada" 2001
 16/12 - Fórmula Renault ? Streit fatura o campeonato de inverno
 16/12 - Fórmula Truck 2001 - Confira os 10 primeiros.
 16/12 - Cirino vence mais uma e garante o título na Fórmula Truck
 16/12 - F-Renault: Streit conquista dois Campeonatos
 16/12 - Fogaça foi o melhor no Warm Up
 16/12 - Jimenez,Thomaz e Nicastro vencem a "6 Horas de Kart"
 15/12 - Zonta vai disputar prova na terra
 15/12 - Chuva na largada das "6 Horas de Kart"
 15/12 - Cirino larga na pole
 15/12 - F-Renault: Streit larga em quinto na quarta etapa
 15/12 - Cirino e Napolitano dominan os treinos livres
 15/12 - F-Renault - Brasileiros sofrem acidentes na chuva
 15/12 - "Achei que o câmbio ia estragar tudo", contou Perrot
 15/12 - Confira a classificação completa do certame da Espron
 15/12 - David substituirá Araújo na final da Seletiva Petrobras
 14/12 - Fogaça e Cirino dominaram os treinos desta sexta-feira em Curitiba
 13/12 - Cirino e Martins travam a batalha final na guerra pelo título da F-Truck
 13/12 - Três brazucas disputam a rodada final do Campeonato de Inverno da F-Renault

... 799 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados