Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/12 - Saiba quem são os campeões do kartismo Paulista em 2001
 11/12 - Premiados os melhores do automobilismo gaúcho
 11/12 - Sato treinou em Interlagos
 11/12 - "A rivalidade é saudável", diz Gene
 10/12 - Mais poles, melhores voltas e vitórias. E o 19º título brasileiro
 10/12 - Confira quem já conquistou títulos internacionais nesta temporada
 10/12 - Takuma Sato vai treinar em Interlagos
 10/12 - Ferrari foi atração durante um evento em Barcelona
 09/12 - Mara Feltre vence a 7ª etapa do Fiesta Feminino
 09/12 - Emerson Luis Ribeiro venceu a ultima do ano da Copa Fusca
 09/12 - Reck vence a 11ª etapa da Força Livre 2001
 09/12 - DTM Pick-UP ? resultado oficial
 09/12 - Bragantini vence mais uma
 09/12 - Alexandre Barros disputa pela DTM Pick-up
 09/12 - Resultado oficial da Copa Corsa
 09/12 - Acidente na prova da Corsa atrasa a programação em Interlagos
 09/12 - Copa Corsa termina em acidente
 09/12 - Moro alcançou em Brasília sua 5ª vitória na temporada
 09/12 - Moro venceu em Brasília. Scandian garantiu o título na "Light"
 09/12 - Perrot vence na Espron

... 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados