Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 05/12 - Pizzonia gostou dos testes desta quarta-feira em Barcelona
 05/12 - De novo, um italiano andou mais rápido na F-3000
 05/12 - F-Renault Brasil terá 30 carros nos grids
 05/12 - Brasil X Argentina na decisão do título da divisão Light da F-3
 05/12 - Acionistas demitem Heitzler da presidência da CART
 05/12 - Bordais terminou na frente; Pizzonia foi o melhor brasileiro em Barcelona
 04/12 - Crescem os números em dois rankings
 04/12 - Chimarrão e pão de queijo num dos boxes de Tarumã
 04/12 - A "12 Horas de Tarumã" pode virar do avesso a tabela do Gaúcho de Endurance
 04/12 - Maria Christina Moreira disputará a prova final da Pick Up Racing
 04/12 - Campos carimbou o passaporte para a próxima temporada
 04/12 - F-3 Norte-americana já tem seu calendário provisório para 2002
 03/12 - Ecclestone fala sobre categoria concorrente da F-1
 03/12 - Cristiano e Sara se distanciaram dos adversários
 03/12 - Temporada 2001 atinge números cada vez mais significativos
 03/12 - Final de semana movimentou bastante os placares
 03/12 - A "chica brasileña" ganhou de novo no Uruguai
 03/12 - Vitória na "Maratona de Karting" foi 50% brasileira
 02/12 - Título de Campos é o 18º conquistado pelos brazucas neste ano
 02/12 - Saiba quem já foi campeão na temporada 2001

... 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 815 816 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados