Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Watson fez críticas ao BRDC
Terça-feira, 05 de Outubro de 2004
 
O ex-piloto da Fórmula 1 John Watson culpou o British Racing Drivers Club (BRDC, presidido por Jackie Stewart) pela iminente perda da prova em Silverstone, onde o ?circo? realizou o primeiro Grande Prêmio de sua história, no dia 13 de maio de 1950, e por onde a categoria jamais deixou de passar.

Falando à revista ´The People´, Watson disse que Silverstone não conta com ?uma benção divina para sediar um Grande Prêmio?, dizendo que o BRDC ?Deveria ter sido consciente disso, e quando se deu conta de que não poderia assumir o montante exigido por Bernie Ecclestone para organizar a prova, deveria ter se afastado, e permitido que outras pessoas tentassem reunir o valor para manter a corrida".

Seguindo sua crítica, o irlandês Watson disse que "A responsabilidade (pela perda do GP) foi total do BRDC, já que eles deveriam ter encontrado uma solução que permitisse a Ecclestone nos dar crédito, mas a verdade é que o BRDC não vive no século 21", completou.

O calendário definitivo do Mundial da Fórmula 1 do próximo ano será referendado pela Assembléia Geral da Federação Internacional de Automobilismo do dia 13 deste mês, e a chance de Silverstone permanecer nele é a do BRDC arrumar o montante que ainda deve à FOM, a Formel One Management, presidida por Bernie Ecclestone.

Quem é John Watson

Nascido na Irlanda, no dia 5 de abril de 1946, John Marshall Watson estreou na Fórmula 1 justamente numa prova em Silverstone, no dia 14 de julho de 1973, quando problemas no sistema de abastecimento de combustível de seu Brabham/Ford BT37 o deixaram pelo caminho, numa história muito parecida com a da sua segunda participação numa prova, em Watkingns Glen, nos Estados Unidos, quando seu Brabham/Ford BT42 teve o motor quebrado.

Durante as 15 corridas da temporada de 1974 ? a primeira em Bueno Aires, na Argentina, no dia 13 de janeiro, e a última novamente em Watkings Glen, no dia 6 de outubro ?, Watson conquistou como melhor resultado uma quarta colocação na prova realizada no dia 18 de agosto no Österreichring, na Áustria.

Veio a temporada de 1975, quando o piloto irlandês correu as 10 primeiras etapas do campeonato usando um Surtees/Ford TS16 da equipe Surtees, disputou a 11ª prova do ano com um Lotus/Ford 72F, a 12ª novamente pela Surtees, e a última do ano com um Penske/Ford PC1, num ano em que a melhor posição foi a oitava, conquistada no circuito de Montjuich Park, na Espanha, na corrida do dia 27 de abril.

A primeira vitória de Watson foi conquistada no GP de Österreichring, o 11º da temporada de 1976, no dia 15 de agosto, num campeonato aberto no Brasil em que o irlandês que então defendia as cores da Penske estivera duas vezes no terceiro degrau do pódio, consecutivamente nas corridas de Paul Ricard, na França, no dia 4 de julho, e em Brands Hatch, na prova realizada no dia 18 do mesmo mês.

Em 1977 veio a reestréia pela equipe Brabham, na qual Watson permaneceu também em 78, colecionando três presenças no pódio neste período, através do segundo lugar no GP de Dijon-Prenois, na França, no dia 3 de julho de 1977, e dos terceiros lugares nas provas em Kyalami, na África do Sul, e Brands Hatch, na Inglaterra, disputadas respectivamente nos dias 4 de março e 16 de julho de 78.

Consecutivamente de 1979 a 1983, e depois novamente em 85, John Watson correu pela equipe McLaren, pela qual venceu em Silverstone no dia 18 de julho de 1981, em Zolder, na Bélgica, e em Detroit, nos Estados Unidos, respectivamente nos dias 9 de maio e 6 de junho de 1982, e depois em 27 de março de 1983, em Long Beach, também nos Estados Unidos.

Até abandonar o ?circo?, depois da prova em Brands Hatch, disputada no dia 6 de outubro de 1985 ? quando foi o sétimo colocado -, John Watson havia disputado 154 GPs, vencido cinco vezes, marcando um total de 171 pontos numa carreira em que marcou duas pole positions, 5 melhores voltas, e esteve 20 vezes no pódio.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/11 - Resultado da corrida no Circuito da Guia
 24/11 - Capacete de Ouro: Falta uma semana para o Oscar do automobilismo brasileiro
 22/11 - Resultado da Pick Up em Viamão
 22/11 - Riberi ganhou a prova da Pick Up Racing em Tarumã
 22/11 - Penalização e desclassificação mudaram resultado da prova da V8
 22/11 - Henrique Lambert é quinto em Curitiba
 22/11 - Burti ganhou e Bueno antecipou sua festa
 22/11 - Os números da V8
 22/11 - Resultado da V8 em Viamão
 22/11 - Boesel venceu a penúltima da Júnior
 22/11 - Mitsubishi Cup: Reinaldo Varela e Marcos Macedo vencem em Jaguariúna
 21/11 - Henrique Lambert soma pontos importantes em Curitiba
 21/11 - Fogaça vai largar na frente pela Júnior
 21/11 - Pole deixa Bueno ainda mais perto da festa antecipada pelo título
 21/11 - Veja o grid da V8 em Tarumã
 21/11 - Cordeiro larga na pole também no domingo
 21/11 - Campos garante a pole da Pick Up Racing
 21/11 - O grid completo da Pick Up Racing
 21/11 - Fábio Fogaça na frente pela Júnior
 21/11 - Tempos do terceiro treino livre da V8 em Tarumã

... 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados