Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/11 - Speedvision pode transmitir as provas do próximo ano
 30/11 - Kanaan e Brack testaram os pneus Bridgestone em Phoenix
 30/11 - Forti dominou o primeiro treino livre em Natal
 30/11 - Santos Júnior vai correr na F-3000 Européia em 2002
 30/11 - Brazucas continuam a treinar em Campo Grande
 29/11 - Prováveis sedes do "Brasileirão" serão vistoriadas em dezembro
 29/11 - "Viajadas" de Ruy César cancelam mais provas no Rio de Janeiro
 29/11 - Streit foi novamente o mais rápido dos treinos da F-Renault
 29/11 - "Fiquei surpreso com a ajuda que venho recebendo", disse Scaglione
 29/11 - "O vácuo deve complicar bastante as coisas", prevê Jonatan
 29/11 - Também a Arrows pode estar em apuros
 29/11 - "Todos terão o mesmo tratamento" disse Dupasquier
 29/11 - IC Sudam: uma batalha imperdível neste sábado
 29/11 - Pilotos vão acelerar no Rio Grande do Norte
 28/11 - Tedesco participará da última etapa do Brasileiro de Rali Cross Country
 28/11 - Streit volta a andar na frente na FRenault
 28/11 - Antes das corridas, a prova
 28/11 - Pilotos brasileiros estão testando carros da F-Renault
 28/11 - Recuperada, Sara Sanchez volta ao kartismo no Uruguai
 28/11 - Quatro paranaenses vão disputar maratona no kartismo paraguaio

... 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 815 816 817 818 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados