Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Baja Pantanal será em Outubro
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2001
 
Lama, atoleiros, dunas, areia molhada. Curvas fechadas, pontes precárias. Temperaturas abaixo de zero ou acima de 30ºC em serras ou praias. Técnica, velocidade e muita adrenalina. Tudo isso é apenas parte das dificuldades e das emoções do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que reúne em suas seis etapas os melhores pilotos e equipes de off-road do país e terá sua próxima rodada com a disputa do Baja Pantanal, entre 11 e 13 de outubro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O torneio é formado pelas três rodadas duplas da Copa Baja Brasil, pelo Rally dos Sertões - que durou 12 dias e, neste ano, percorreu 5.250 km por sete Estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí, Maranhão e Ceará) - e pelo Rally do Café e pelo Rally dos Amigos, que serão realizados em novembro e dezembro, respectivamente.

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country foi criado no ano passado, após a chegada da Copa Baja no Brasil. Sucesso em vários países há mais de dez anos, a modalidade Baja foi trazida ao país em 1998, com a realização do Baja Cipó 500. No ano seguinte foi disputada a primeira Copa Baja Brasil, que em 2001 completa sua terceira edição consecutiva. Antes da criação do Brasileiro de Cross Country, havia apenas uma competição off-road de grande importância no país, o Rally dos Sertões, que depois passou a fazer parte do certame nacional.

"O regulamento do Campeonato Brasileiro vem sofrendo evoluções lideradas pela ABRACC ( associação dos pilotos e navegadores) e apoiadas pela CBA, tendo em vista a realidade brasileira e o regulamento internacional. O de 2002 já está sendo discutido e deve estar pronto até o final deste mês, com datas, categorias, etc. Isto, que parece simples, mas não é, vai permitir às equipes e pilotos montar suas propostas de patrocínio com antecedência, garantindo suas participações no ano que vem", opina Luis Haas, chefe de equipe da Chevrolet Rally Team, líder do Brasileiro de Cross Country.

A Copa Baja é a única modalidade que reúne carros, motos e quadriciclos em um mesmo evento. É essencialmente um rali, mas com regulamento próprio e sem planilha de navegação: os trajetos são sinalizados por placas, que orientam os competidores por trilhas previamente determinadas. Há apenas uma planilha de apoio, dada para os navegadores dos carros, que indica os trechos mais perigosos. As provas são de velocidade fora-de-estrada, com duração máxima de quatro dias e percurso total inferior a 1.500 kms. "Por tudo isto, vejo o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country com todos os ingredientes para atrair novos pilotos, patrocinadores e mídia", atesta Édio Fuchter, piloto do Chevrolet Rally Team, que lidera o certame.

Neste ano, já foram realizadas duas rodadas da Copa Baja Brasil: a primeira em Fortaleza, no Ceará, disputada de 28 de abril a 1o de maio; a segunda, em São Joaquim, em Santa Catarina, de 14 a 17 de junho. A próxima rodada (5a e 6a etapas), que valerá também pelas 6a e 7a etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, será o Baja Pantanal, em Campo Grande. Em seguida vem o Rally do Café, que será realizado de 15 a 18 de novembro em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. O Campeonato Brasileiro terá encerramento nos dias 1 e 2 de dezembro, em São Paulo, com a disputa do Rally dos Amigos.

Os atuais líderes do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country são Édio Fuchter e seu navegador, Milton Pereira, da Chevrolet Rally Team (Chevrolet/MWM Motores Diesel/Pneus BF Goodrich/Pistões Mahle/Embreagens Luk/Peças Genuínas AC Delco/Acessórios Chevrolet), vencedores das duas últimas etapas realizadas, a Copa Baja Santa Catarina e o Rally dos Sertões.

Colaborou Nadja Grecov
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 01/12 - Com pneus novos, Átila foi o mais rápido em Natal
 30/11 - Speedvision pode transmitir as provas do próximo ano
 30/11 - Kanaan e Brack testaram os pneus Bridgestone em Phoenix
 30/11 - Forti dominou o primeiro treino livre em Natal
 30/11 - Santos Júnior vai correr na F-3000 Européia em 2002
 30/11 - Brazucas continuam a treinar em Campo Grande
 29/11 - Prováveis sedes do "Brasileirão" serão vistoriadas em dezembro
 29/11 - "Viajadas" de Ruy César cancelam mais provas no Rio de Janeiro
 29/11 - Streit foi novamente o mais rápido dos treinos da F-Renault
 29/11 - "Fiquei surpreso com a ajuda que venho recebendo", disse Scaglione
 29/11 - "O vácuo deve complicar bastante as coisas", prevê Jonatan
 29/11 - Também a Arrows pode estar em apuros
 29/11 - "Todos terão o mesmo tratamento" disse Dupasquier
 29/11 - IC Sudam: uma batalha imperdível neste sábado
 29/11 - Pilotos vão acelerar no Rio Grande do Norte
 28/11 - Tedesco participará da última etapa do Brasileiro de Rali Cross Country
 28/11 - Streit volta a andar na frente na FRenault
 28/11 - Antes das corridas, a prova
 28/11 - Pilotos brasileiros estão testando carros da F-Renault
 28/11 - Recuperada, Sara Sanchez volta ao kartismo no Uruguai

... 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 815 816 817 818 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados