Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 21/11 - Campeão da F-Renault Brasileira terá temporada gratuita no Europeu
 21/11 - Porta-voz da Prost disse que tudo está como antes
 21/11 - Premier GP: abertura em Portugal, encerramento no Rio de Janeiro
 21/11 - Alô torcedor. Que time você quer ver no grid?
 20/11 - Curitiba sediará a corrida de estréia da Fórmula Renault Brasileira
 20/11 - Presidente da Fórmula 3 enaltece a vinda da Fórmula Renault ao Brasil
 20/11 - Mesmo sendo campeão, Bianchini volta a correr
 20/11 - Hybernon Cysne volta a competir no Paulista
 20/11 - DTM: Alesi próximo de acerto com a Mercedes
 20/11 - Temporada 2001 já registra recordes de títulos e vitórias
 20/11 - Site esteve em manutenção
 20/11 - Maioria votou em Giorgi para vice
 19/11 - Gordon é tetracampeão da NASCAR
 19/11 - Streit movimentou os placares
 18/11 - FRenault: Roberto Streit dá show na Itália
 18/11 - Sato venceu desafio em Macau; João Paulo abandonou
 17/11 - FRenault: Brasileiros largam na primeira fila em Misano
 17/11 - Tedesco conquista seu primeiro troféu no Off Road
 16/11 - Rahal anuncia retorno a Indianápolis
 16/11 - Streit dominou os treinos da F-Renault na Itália

... 808 809 810 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados