Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Se há crise, ninguém contou para eles
Domingo, 03 de Fevereiro de 2002
 
Se realmente a economia norte-americana teve aprofundada sua crise depois dos ataques terroristas de 11 de setembro do ano passado, ninguém contou isto aos promotores do certame Winston Cup da NASCAR, a Stock Car da Terra de Tio Sam.

A categoria que desperta a paixão de dez entre dez amantes dos esportes motorizados da terra dos Estados Unidos têm programadas para esta temporada nada menos que 39 corridas, quase todas em circuitos ovais.

Exatamente em função da paixão que os torcedores alimentam pela categoria, sempre lotando as arquibancadas, os gênios do Marketing que trabalham em sua gestão conseguem a proeza de ter corridas patrocinadas pela Pepsi, e realizar uma prova de 600 milhas com o apoio da concorrente Coca-Cola.

A colocação de cotas para empresas concorrentes num mesmo segmento de mercado acontece também no ramo de auto peças e veículos. Nas auto-peças a NAPA e a Checker Auto Parts são patrocinadoras de provas, enquanto entre as montadoras existem corridas patrocinadas pela Daimler-Chrysler e pela GM.

Do mix de empresas que despejam seus Dólares nas corridas, há ainda os cigarros Winston (como "Title Sponsor" ), o energético Gatorade, a cerveja Budwiser, e, entre outras, a Goodyear, fornecedora exclusiva de pneus para a categoria.

Milhares de Dólares em prêmios

Seguindo a filosofia norte-americana do "vamos todos ganhar bem" (que infelizmente demorará bastante, se é que um dia surgirá no automobilismo brasileiro), os promotores da NASCAR Winston Cup dividem o bolo arrecadado com os pilotos, as equipes, e até mesmo com os funcionários dos times.

Apenas para que se tenha uma idéia de o quanto é distribuído, vejamos o que aconteceu com os 6 principais colocados na classificação final do certame 2001: Jeff Gordon, o campeão com 5112 pontos, arrecadou em prêmios US$ 6.436 milhões; Tony Stewart, o vice com 4763 pontos engordou sua conta bancária em US$ 3.493.040 milhões, enquanto o 3º colocado da classificação final, Sterling Marlin (que marcou 4741 pontos), embolsou US$ 3.361.660. Somando-se os prêmios pagos a Ricky Rudd, Dale Jarrett e Bobby Labonte, respectivamente ocupantes do 4º ao 6ª lugares do quadro de pontos, o montante atingido foi de nada modestos US$ 26.015.120 milhões.

No montante acima foram considerados apenas os 6 melhores do ano passado. Se considerados os prêmios pagos aos 70 pilotos que participaram das provas da Winston Cup no ano passado, as cifras tomam proporções ainda mais astronômicas.

Temporada começa no próximo final de semana

Os fãs do automobilismo da Terra de Tio Sam vão começar a matar saudades do ronco dos motores de diversas marcas que equipam os carros da NASCAR Winston Cup na próxima semana, quando o Daytona International Speedway recebe o "circo" para o "Budweiser Shootout". No dia 14 de fevereiro, desta vez com o patrocínio do energético Gatorade, acontece a prova de 125 milhas, um evento que define as posições de largada para a "Daytona 500", corrida que acontece uma semana depois. Foi na edição do ano passado da 500 Milhas de Daytona que morreu Dale Earnhardt, um dos astros que a categoria revelou.

Clique aqui para conferir a programação da NASCAR Winton Cup para 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/11 - Luis Tedesco comemora seu nono título
 11/11 - Termina o Campeonato Brasileiro de Rali
 11/11 - Brascar já tem um campeão
 11/11 - Título de Moro é o 17º conquistado por brasileiros na temporada
 11/11 - Saiba quem já se sagrou campeão nas pistas pelo mundo
 11/11 - Os líderes da classificação já comandam a corrida da Brascar em Curitiba
 11/11 - Kray/Rodrigues na frente na primeira hora da Brascar
 11/11 - F3 Sudamericana: Daniel Scandian reassume liderança da categoria Light
 11/11 - Nelson Piquet vence e Juliano Moro sagra-se campeão da F3 Sudamericana
 11/11 - Moro foi o melhor no Warm Up da F-3 em Cascavel
 11/11 - F3 Sudamericana: Interrupção de treino e retardatário atrapalham Medeiros
 11/11 - "Temos a opção de correr com o carro antigo", disse Brawn
 10/11 - Líderes largam na pole da Brascar em Curitiba
 10/11 - Alesi foi bem em seu primeiro contato com o Mercedes DTM
 10/11 - Édio Füchter está a dois pontos do título
 10/11 - Christian Fittipaldi termina em 39º na NASCAR
 10/11 - Luis Tedesco conquista seu nono título no Brasileiro de Rali
 10/11 - Muro cai, e adia a classificatória da F-Truck
 10/11 - Pilotos de outros estados participam do Sul-brasileiro da Brascar
 10/11 - Vamos a la Playa?. Bastos vai

... 810 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados