Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Deu zebra no final da mais louca corrida da história da F-CART
Domingo, 27 de Outubro de 2002
 
A impensável vitória do mexicano Mario Dominguez marcou a realização da 12ª prova da Fórmula CART/FedEx na Austrália, uma disputa que começou com um acidente espetacular, e que a chuva torrencial que caiu durante a maioria das 40 voltas totais tratou de transformar num verdadeiro caos.

Chovia forte no momento em que a primeira largada foi autorizada, quando uma rodada do mexicano Adrian Fernandez desencadeou uma série de batidas, no final da qual os carros de Jimmy Vasser e de Tora Takagi estavam de cabeça para baixo, totalmente destruídos.

O canadense Patrick Carpentier e o também norte-americano Michael Andretti correram em socorro de Vasser, ao qual se juntaram integrantes da equipe Chip Ganassi, que ajudaram a desvirar o carro. Enquanto isso, a equipe de socorro da CART dava o primeiro atendimento a Fernandez e a Takagi, que inspiravam mais cuidados.

No final do episódio, estavam totalmente destruídos os bólidos de Andretti, de Vasser, de Michel Jourdain Jr., de Takagi, de Carpentier, de Alex Tagliani e Mário Andretti, enquanto o carro do brazuca Christian Fittipaldi teve a suspensão traseira bastante afetada.

Da garagem ao topo do pódio

Sem carro reserva, a pequena equipe Herdez não teve outra alternativa que substituir a suspensão e alguns componentes da parte frontal do bólido de Mario Dominguez, que foi o responsável pela decolagem do carro de Takagi na seqüência de batidas.

Depois de quase duas horas desde a primeira, já com o tempo bem melhor, uma segunda largada foi autorizada após a realização de três passagens válidas concluídas pelos concorrentes atrás do Safety Car.

As disputas ?prá valer? aconteceram apenas entre a 4ª e a 9ª passagem, momento no qual o aguaceiro voltou a despencar sobre o estado australiano de Queensland, o que levou a direção de prova a acionar novamente o veículo de neutralização das disputas.

Com a entrada do Safety Car, na 10ª volta, o campeão antecipado da categoria Cristiano da Matta aproveitou para realizar sua primeira parada, deixando a primeira posição para o também brazuca Bruno Junqueira.

O aguaceiro só fazia aumentar, e nada de retomada das disputas, do que, com uma estratégia de ousar atrasar a primeira parada, Dominguez se beneficiou para equiparar-se a Nigel Mansell como piloto a vencer uma corrida já na temporada de estréia na F-CART.

Os canadenses Patrick Carpentier e Paul Tracy completaram a festa do pódio.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/11 - Luis Tedesco comemora seu nono título
 11/11 - Termina o Campeonato Brasileiro de Rali
 11/11 - Brascar já tem um campeão
 11/11 - Título de Moro é o 17º conquistado por brasileiros na temporada
 11/11 - Saiba quem já se sagrou campeão nas pistas pelo mundo
 11/11 - Os líderes da classificação já comandam a corrida da Brascar em Curitiba
 11/11 - Kray/Rodrigues na frente na primeira hora da Brascar
 11/11 - F3 Sudamericana: Daniel Scandian reassume liderança da categoria Light
 11/11 - Nelson Piquet vence e Juliano Moro sagra-se campeão da F3 Sudamericana
 11/11 - Moro foi o melhor no Warm Up da F-3 em Cascavel
 11/11 - F3 Sudamericana: Interrupção de treino e retardatário atrapalham Medeiros
 11/11 - "Temos a opção de correr com o carro antigo", disse Brawn
 10/11 - Líderes largam na pole da Brascar em Curitiba
 10/11 - Alesi foi bem em seu primeiro contato com o Mercedes DTM
 10/11 - Édio Füchter está a dois pontos do título
 10/11 - Christian Fittipaldi termina em 39º na NASCAR
 10/11 - Luis Tedesco conquista seu nono título no Brasileiro de Rali
 10/11 - Muro cai, e adia a classificatória da F-Truck
 10/11 - Pilotos de outros estados participam do Sul-brasileiro da Brascar
 10/11 - Vamos a la Playa?. Bastos vai

... 810 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados