Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
?Vamos fazer corridas??
Terça-feira, 23 de Maio de 2006
 
A história das provas automobilísticas nas ruas de Mônaco começou por influência de Antony Noghes, um próspero empresário do ramo do tabaco residente na cidade que ?fez a cabeça? do príncipe Louis II, que, entusiasmado, mergulhou na idéia de realizar corridas, e fundou o "Automobile Club de Monaco", do qual Noghes foi o primeiro presidente.

A história das provas no traçado que percorre praticamente toda a cidade começou a ser escrita em 1929, quando um piloto que consta dos resultados apenas com o nome de Williams venceu as 100 voltas de uma prova que durou 3h56min11s0, na qual o ganhador andou à média de 80,194 km/h com seu Bugatti.

As disputas anteriores à primeira passagem oficial do ?circo? pelas ruas do principado voltaram a ser travadas anualmente, com Rene Dreyfus ganhando em 1930, Louis Chiron em 1931, Tazio Nuvolari em 32, e outros cinco pilotos diferentes chegando na frente das provas disputadas ininterruptamente de 1933 a 37, e depois novamente em 48, quando Giuseppe ?Nino? farina chegou na frente.

Depois da primeira disputa oficial da Fórmula 1, em 1950, quando Juan Manuel Fangio venceu a bordo de um Alfa Romeo 158, houve um intervalo de cinco anos até que o ?circo? passasse a ter suas corridas disputadas ininterruptamente, tendo havido uma corrida de carros de Sports Cars em 1952, quando Vittorio Marzotto ganhou com uma Ferrari 225S.

No ano passado, quando Kimi Raikkonen venceu com seu McLaren, e Nick Heidfeld e Mark Webber completaram a festa do pódio, a Fórmula 1 fez sua 52ª passagem oficial pólo território monegasco.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/11 - Nelsinho marcou sua primeira pole position na F-3
 09/11 - Cirino terminou na frente o dia de treinos em Tarumã
 09/11 - F3 SUDAM: Piquet é o mais rápido em Cascavel
 09/11 - Sotaque brasileiro na "Seis Horas" do automobilismo peruano
 09/11 - Stock Car V-8 é o tema da nova enquete
 09/11 - BRASCAR: A Turismo 1600 pode ter seu campeão já em Curitiba
 09/11 - No domingo, a rodada final da Copa Tarobá
 09/11 - Boa notícia para os brazucas: Furlan fica de fora da prova em Cascavel
 08/11 - Corte no pé não desanima Perrot
 08/11 - 500 Milhas: "Babyssauros" vão dividir a pista com outras feras
 08/11 - Fábio Carreira defende a liderança na DTM Pick Up
 08/11 - Chamon busca mais um triunfo na Corsa
 08/11 - Animado, Bernardi busca mais uma vitória na Hot Car
 08/11 - Depois da tempestade vem... a penúltima etapa do campeonato
 08/11 - Os marmanjos vão ficar boquiabertos em Interlagos
 08/11 - Fórmula Alpie não corre neste final de semana
 08/11 - FedEx renova patrocínio com CART até 2005
 08/11 - F3 SUDAM: Vencedores em Cascavel
 08/11 - F3 SUDAM: Programação para o GP de Cascavel
 08/11 - Reynard contrata ex-designer da Benetton

... 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados