Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A palavra é do Diretor de Prova
Terça-feira, 17 de Junho de 2003
 
Relativamente à matéria publicada na madrugada do último domingo sobre a confusão ocorrida antes da largada da prova válida pela quinta etapa do Campeonato Paulista da Força Livre, o Diretor de prova Antonio Carlos Regal faz o seguinte esclarecimento:

Sobre o procedimento nos instantes antes da largada "No Briffing com os pilotos combinei com os primeiros colocados do grid que o Safety Car puxaria o pelotão até o Posto 17 (Café), e após, deixaria a pista, e os concorrentes manteriam a velocidade para largada, que aconteceria através do acionamento da Luz Verde quando estes atingissem a linha de partida".

Sobre o que aconteceu "O pole, por inexperiência, escapou após o posto 15, e como os demais carros do pelotão não o acompanharam, abortei a largada. Ocorre que os carros do final do pelotão já vinham realizando ultrapassagens sem que a luz verde do PSDP tivesse sido acionada, e um dos Hot Car tocou em outro, causando o acidente, julgado normal tanto pela Direção de Prova como pelos Comissários".

Sobre o novo procedimento para a largada "Após a remoção dos carros acidentados, tornei a realizar o procedimento de largada, mas para meu espanto e dos Comissários, quando o Safety Car abriu para ser recolhido, os lideres do pelotão simplesmente pararam seus carros na subida da Junção , o que me forçou a manter o Safety Car na pista, conduzindo o pelotão até a entrada de boxes, somente após o que a largada foi autorizada".

A surpresa"Após a corrida, chamei os primeiros colocados à Torre, e para espanto tanto nosso quanto do piloto que ocupava a segunda posição do alinhamento, o pole position alegou não saber que deveria manter a velocidade até a linha de largada".

Antonio Carlos Regal esclarece ainda que o piloto responsável pela condução do Safety Car é um Graduado "A", e vem realizando esta tarefa há anos, tanto em corridas dos certames regionais quanto em diversas de Campeonatos Brasileiros.

O Diretor de Prova lembra ainda que já realizou um sem-número de procedimentos de largada lançada em corridas como as da Copa Clio, Mil Milhas e Stock Car, entre outras.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/11 - Nelsinho marcou sua primeira pole position na F-3
 09/11 - Cirino terminou na frente o dia de treinos em Tarumã
 09/11 - F3 SUDAM: Piquet é o mais rápido em Cascavel
 09/11 - Sotaque brasileiro na "Seis Horas" do automobilismo peruano
 09/11 - Stock Car V-8 é o tema da nova enquete
 09/11 - BRASCAR: A Turismo 1600 pode ter seu campeão já em Curitiba
 09/11 - No domingo, a rodada final da Copa Tarobá
 09/11 - Boa notícia para os brazucas: Furlan fica de fora da prova em Cascavel
 08/11 - Corte no pé não desanima Perrot
 08/11 - 500 Milhas: "Babyssauros" vão dividir a pista com outras feras
 08/11 - Fábio Carreira defende a liderança na DTM Pick Up
 08/11 - Chamon busca mais um triunfo na Corsa
 08/11 - Animado, Bernardi busca mais uma vitória na Hot Car
 08/11 - Depois da tempestade vem... a penúltima etapa do campeonato
 08/11 - Os marmanjos vão ficar boquiabertos em Interlagos
 08/11 - Fórmula Alpie não corre neste final de semana
 08/11 - FedEx renova patrocínio com CART até 2005
 08/11 - F3 SUDAM: Vencedores em Cascavel
 08/11 - F3 SUDAM: Programação para o GP de Cascavel
 08/11 - Reynard contrata ex-designer da Benetton

... 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados