Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/11 - Stock Car V-8 é o tema da nova enquete
 08/11 - Luis Tedesco participará do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country
 08/11 - Cascavelense tenta confirmar mais um título paranaense em Curitiba
 08/11 - Equipe Subaru em busca do título nacional de rally
 08/11 - Roberval admite que vai enfrentar dificuldades na F-Truck em Tarumã
 08/11 - Apenas cinco pontos separam Tedesco do nono título brasileiro de rali
 07/11 - Tem corridas prá todos os gostos na programação do fim de semana
 07/11 - Gaúcho fez estréia brilhante, e venceu duas provas da F-Dodge
 06/11 - DTM: Juliano Moro vai testar carro da Mercedes
 06/11 - Confira quem "já chegou lá" em 2001
 06/11 - Um título e uma vitória foram conquistados no final de semana
 06/11 - Santos Júnior chega em 4º, e garante o título no Europeu da F-Renault
 06/11 - Promotores do GP Brasil vão solicitar adiamento da vistoria a Interlagos
 06/11 - WRC: Grönholm venceu a penúltima etapa do Mundial
 05/11 - F3 Sudamericana: Retorno da equipe Prop Car.
 05/11 - Apostas entre amigos
 05/11 - Penske pode estar deixando a CART
 05/11 - Confira como ficou o campeonato 2001 de pilotos
 05/11 - Cristiano da Matta vence a Marlboro 500
 04/11 - CART define o calendário para 2002

... 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados