Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/11 - Davey Hamilton ainda se recupera de acidente
 04/11 - Chevrolet animada com testes do novo motor
 04/11 - Miller continuará patrocinando a Team Rahal
 03/11 - Canadense é pole em Fontana
 03/11 - Brazuca sairá em quarto; o adversário em oitavo
 03/11 - Kanaan continua na Mo Nunn em 2002
 03/11 - Kenny Brack é o mais rápido no segundo treino
 02/11 - Bruno Junqueira foi o mais rápido em Fontana
 02/11 - Confira a programação da prova em Fontana
 02/11 - Raul Boesel é o novo presidente da ABP
 02/11 - Haberfeld entra no lugar de Christian na 500 Milhas da Granja
 02/11 - F3: João Paulo será único brasileiro em Macau
 02/11 - Heritage vende equipamento para saldar dívidas
 02/11 - Kelley Racing contrata Greg Ray para 2002
 02/11 - Bridgestone usará sua marca na F-CART
 31/10 - Piquet disputará provas de abertura da Conferência Sul da F-Dodge
 31/10 - Zanardi deixou o hospital
 31/10 - Anônimo usa "jeito Barrichello" de dar entrevista
 31/10 - Moreno e Da Matta movimentaram os rankings
 30/10 - Barrichello e Kanaan procuram novo companheiro para a "500"

... 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados