Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/10 - Christina e Danuza venceram pela Fiesta
 30/10 - Mufatto já negocia sua permanência na Stock Car
 30/10 - Whitmarsh elogiou a Goodyear no anúncio da nova parceria
 30/10 - McLaren usará pneus Michelin em 2002
 29/10 - Christian Fittipaldi vai disputar prova da NASCAR
 29/10 - Até mesmo no "circo" se fala em conter gastos
 29/10 - Sauber terá novo parceiro na próxima temporada
 29/10 - Mais dois títulos para o Brasil
 29/10 - Wilson pode correr na F-CART
 29/10 - Temporal cancela prova no Uruguai
 29/10 - Justiça aceita recurso contra a desclassificação de Trulli
 29/10 - Campos dá mais um passeio, e garante o título da Pick-up Racing
 29/10 - Maioria acertou sobre De Ferran
 29/10 - De Ferran é o quarto a vencer consecutivamente
 29/10 - Confira o perfil do campeão
 29/10 - Hino brasileiro foi cantado em coro pela torcida
 29/10 - Lágrimas na comemoração do título
 29/10 - Confira todos os campeões da F-CART
 28/10 - Saiba como ficou a pontuação
 28/10 - Domínio foi quase inteiramente brasileiro

... 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados