Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/10 - Christina e Danuza venceram pela Fiesta
 30/10 - Mufatto já negocia sua permanência na Stock Car
 30/10 - Whitmarsh elogiou a Goodyear no anúncio da nova parceria
 30/10 - McLaren usará pneus Michelin em 2002
 29/10 - Christian Fittipaldi vai disputar prova da NASCAR
 29/10 - Até mesmo no "circo" se fala em conter gastos
 29/10 - Sauber terá novo parceiro na próxima temporada
 29/10 - Mais dois títulos para o Brasil
 29/10 - Wilson pode correr na F-CART
 29/10 - Temporal cancela prova no Uruguai
 29/10 - Justiça aceita recurso contra a desclassificação de Trulli
 29/10 - Campos dá mais um passeio, e garante o título da Pick-up Racing
 29/10 - Maioria acertou sobre De Ferran
 29/10 - De Ferran é o quarto a vencer consecutivamente
 29/10 - Confira o perfil do campeão
 29/10 - Hino brasileiro foi cantado em coro pela torcida
 29/10 - Lágrimas na comemoração do título
 29/10 - Confira todos os campeões da F-CART
 28/10 - Saiba como ficou a pontuação
 28/10 - Domínio foi quase inteiramente brasileiro

... 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados