Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/10 - A noite vai virar dia no próximo dia 10 de novembro
 26/10 - Santos Júnior conseguiu um primeiro e um segundo lugares
 26/10 - Só três pilotos treinaram na Austrália
 26/10 - Vasser foi o mais rápido no primeiro treino
 26/10 - Hollywood tira patrocínio da F-CART
 25/10 - F-3000: Maurício renova contrato com a equipe Red Bull Jr
 25/10 - Queremos saber sua opinião
 25/10 - Jordan divulga seu cronograma de treinos
 25/10 - Antepenúltima etapa do "Paulistão" vai movimentar o sábado
 24/10 - Goiânia vai sediar a penúltima etapa da Pick Up Racing
 24/10 - Gil nem precisa vencer para alcançar o título
 24/10 - Mais títulos, vitórias, poles e melhores voltas
 24/10 - Confira quem já conquistou títulos nesta temporada
 23/10 - Chuva cancelou treinos em Indianápolis
 23/10 - WRC: Puras alcança vitória inédita
 23/10 - Luciano Gomide é campeão da F3 Norte-americana
 23/10 - Alterações no calendário da Seletiva Petrobras
 23/10 - Fernando Dias Ribeiro conquista título nos EUA
 23/10 - McNish confirmado na Toyota Racing
 21/10 - Júlio Campos garante vaga na final da Seletiva Petrobras

... 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados