Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Super GT: João Paulo faz testes de pneus para fabricante no Japão
Quarta-feira, 20 de Maio de 2009
 
Brasileiro vai experimentar mais de 10 tipos de pneus diferentes em Suzuka

Líder do Campeonato Japonês de Super GT após três etapas, o brasileiro João Paulo de Oliveira está sofrendo com o peso extra em seu carro nesta temporada. Além dos 30 kg de lastro impostos pela organização a todos os Nissan GT-R, o piloto carregará na próxima prova mais 62 kg como “punição” por seu bom desempenho. Até a sexta etapa da competição, cada ponto conquistado no campeonato resultará no acréscimo de 2 kg em seu carro.

Pensando em lidar com os 92 kg de peso extra, a fabricante Yokohama convocou João Paulo para dois dias de testes de pneus a partir desta quinta-feira (21/05) no autódromo de Suzuka, que este ano volta a receber o GP do Japão de Fórmula 1. “A principal ênfase do teste é encontrar durabilidade de composto para o elevado peso que estaremos carregando nas próximas etapas e para o calor que vamos encontrar na próxima corrida, na Malásia”, explica. A próxima etapa, no dia 21 de junho, acontece na pista de Sepang, onde o brasileiro venceu nos dois últimos anos, e naturalmente passa a ser o grande favorito a mais uma vitória.

O titular da Nissan terá a sua disposição mais de 10 tipos diferentes de pneus Yokohama – com variadas construções e compostos –, para que ele encontre o ideal para suportar as condições que encontrará no circuito malaio. “Sem dúvida os pneus são os principais fatores para se trabalhar no carro para a situação que iremos enfrentar”, garante.

Os testes se fazem ainda mais importantes porque a Super GT é a categorias onde existe a maior briga entre montadoras e marcas fornecedoras no automobilismo mundial. São 12 montadoras diferentes e cinco fabricantes de pneus envolvidas. Além disso, diferentemente da maior parte das competições do mundo, há uma grande flexibilidade de uso dos pneus. Cada dupla tem 12 jogos disponíveis em cada etapa. “No sábado geralmente usamos quatro ou cinco jogos. Três jogos nos treinos livres e um em cada sessão de classificação”, explica João Paulo. “Exceto o pneu da Super Classificação, que deve ser o mesmo da largada, os outros são descartados”.

Já no domingo, os competidores utilizam mais um conjunto de pneus no aquecimento antes da corrida. “Com isso, sobram uns cinco ou seis jogos de pneus para escolhermos qual vamos utilizar após a primeira parada obrigatória para a troca de pilotos”, completa o líder do campeonato.

O bom desempenho de seus pneus Yokohama é um dos fatores que o levaram a andar sempre entre os ponteiros em 2009. “É um dos fatores, mas não é o principal. A equipe está participando apenas da Super GT e com o foco na competição, o que ajudou muito a todos nós”, fala JP, como ele é conhecido no Oriente.

Assim está a Super GT após três etapas:

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 31;
2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 30;
3) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 27;
4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 22;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;
6) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 20;
7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 19;
8) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 12;
10) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 11;
11) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;
12) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 4;
13) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 3;
14) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.

Visite www.joaopaulo.jp
Visite: www.supergt.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 17/10 - Stock Car V8: Gualter Salles é a novidade em Curitiba
 17/10 - F-3000: Haberfeld fará testes com a equipe campeã
 17/10 - F-Chevrolet: Mesmo campeão, Streit correrá pela vitória em Curitiba
 17/10 - F-TRUCK: Tarumã e Jacarepaguá vão receber provas decisivas
 17/10 - F-Chevrolet: Duda Azevedo irá disputar a categoria ?A?
 17/10 - Stock Car V8: Volta a Curitiba deixa Duda Pamplona confiante
 17/10 - Poucas vitórias, mas bons resultados no final de semana
 17/10 - Pai e filho, juntos na Alemanha
 17/10 - Agora sim a Ferrari fará sua festa
 16/10 - Medo de novos acidentes pesou na decisão de Hakkinen
 16/10 - Decisão de Hakkinen surpreendeu a própria esposa
 15/10 - Moro mantém confiança no título da F3 Sul-americana
 15/10 - Brasileiros terminaram na 4ª e 6ª posições prova do "National" da F-Dodge
 15/10 - Próxima conquista pode acontecer na Europa
 15/10 - Título de Rondet foi o 11º na temporada
 15/10 - F-Barber Dodge: Rondet fica com o título; Sperafico é o rookie
 14/10 - Barba, cabelo e bigode fecham o "superfinaldesemana" de Massa
 14/10 - De Ferran ampliou sua vantagem na tabela
 14/10 - O "xis" acabou dando errado para Da Matta
 14/10 - Corrida foi excelente para De Ferran

... 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados