Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2003
 
A Federação internacional de Automobilismo anunciou nesta quarta-feira um pacote contendo uma série de medidas tanto para tentar resgatar a competitividade quanto, e principalmente, para diminuir os gastos astronômicos das equipes de Fórmula 1.

Das medidas anunciadas, algumas entram em vigor já para o campeonato 2003, que vai começar no próximo dia 9 de março na Austrália, e outras podem ser adotadas ao longo do certame, ou, ainda, no começo do ano que vem.

As medidas que vão valer já para o certame 2003 são:

- A proibição do uso de telemetria, dispositivo que permitia que os técnicos regulassem o carro durante uma corrida, através de radiofreqüência;

- O veto ao uso da comunicação por rádio entre o piloto e os boxes e vice-versa.

- A proibição do uso de carros reserva (limitando cada time a ter um carro para cada piloto);

- A obrigatoriedade de recolher os carros ao parque fechado após a classificatória, depois do que fica proibida a realização de qualquer ajuste, salvo com autorização, e sob a supervisão dos Comissários.

Uma medida que pode ser implementada ainda ao longo deste ano, mas que pode ainda ser adiada para vigorar a partir de 2004 prevê a proibição do uso de dispositivos eletrônicos de controle de largada e de tração.

Em 2004 a FIA quer ir mais longe, prevendo que todos os times usem componentes padronizados, usando ainda sistemas de freios convencionais.

Há ainda a manifestação da intenção de adotar uma única marca de motores para todas as equipes, na linha do que vai acontecer a partir deste ano na Fórmula CART.

As decisões foram comunicadas numa reunião que os chefes de todos os times tiveram com o presidente da Federação Internacional Max Mosley no Aeroporto Heathrow, na Inglaterra.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/10 - Stock Car V8: Gualter Salles é a novidade em Curitiba
 17/10 - F-3000: Haberfeld fará testes com a equipe campeã
 17/10 - F-Chevrolet: Mesmo campeão, Streit correrá pela vitória em Curitiba
 17/10 - F-TRUCK: Tarumã e Jacarepaguá vão receber provas decisivas
 17/10 - F-Chevrolet: Duda Azevedo irá disputar a categoria ?A?
 17/10 - Stock Car V8: Volta a Curitiba deixa Duda Pamplona confiante
 17/10 - Poucas vitórias, mas bons resultados no final de semana
 17/10 - Pai e filho, juntos na Alemanha
 17/10 - Agora sim a Ferrari fará sua festa
 16/10 - Medo de novos acidentes pesou na decisão de Hakkinen
 16/10 - Decisão de Hakkinen surpreendeu a própria esposa
 15/10 - Moro mantém confiança no título da F3 Sul-americana
 15/10 - Brasileiros terminaram na 4ª e 6ª posições prova do "National" da F-Dodge
 15/10 - Próxima conquista pode acontecer na Europa
 15/10 - Título de Rondet foi o 11º na temporada
 15/10 - F-Barber Dodge: Rondet fica com o título; Sperafico é o rookie
 14/10 - Barba, cabelo e bigode fecham o "superfinaldesemana" de Massa
 14/10 - De Ferran ampliou sua vantagem na tabela
 14/10 - O "xis" acabou dando errado para Da Matta
 14/10 - Corrida foi excelente para De Ferran

... 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados