Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/10 - Castro Neves fez a volta mais rápida da disputa
 14/10 - Prova teve diversas bandeiras amarelas
 14/10 - Papis venceu em Laguna Seca
 14/10 - Castro Neves dominou o Warm Up em Laguna Seca
 14/10 - Pilotos e Construtores: confira todos os campeões
 14/10 - Veja a tabela final do certame de Construtores
 14/10 - Confira como terminou o Campeonato de Pilotos
 14/10 - Para Schumacher, a prova no Japão foi "perfeita"
 14/10 - Raikkonen não soube explicar o acidente
 14/10 - Alesi lamentou o abandono
 14/10 - Button foi o 7º no adeus da Benetton
 14/10 - Na despedida, Hakkinen presenteou o companheiro
 14/10 - Alesi bateu em sua prova de despedida do "circo"
 14/10 - Schumacher passeou no GP de encerramento da temporada
 14/10 - Michael terminou na frente o Warm up em Suzuka
 13/10 - De Ferran e Castro Neves saem na frente em Laguna Seca
 13/10 - Desclassificação muda o nome do campeão da Júnior Menor
 13/10 - Ficou em solo gaúcho o título da Sênior "A"
 13/10 - Paranaense levou a melhor na disputa da Sênior "B"
 13/10 - Thomaz ficou com o título na Graduados "A"

... 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados