Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2002
 
Como os testes estiveram proibidos pela FIA desde a realização do Grande Prêmio da Alemanha, há 3 semanas, os fabricantes de pneus chegam à Hungria sem que os compostos que serão fornecidos a seus clientes tenham sido submetidos a ensaios que possam avalizar a durabilidade nas exigentes condições do traçado de Hungaroring, onde no domingo será disputado o 13º dos 17 GPs previstos pelo calendário da Formula 1.

Sem outra alternativa, os engenheiros tanto da japonesa Bridgestone quanto da francesa Michelin tiveram de desenvolver os pneus que serão usados na prova de 77 voltas dentro de seus laboratórios, com base em dados coletados nas corridas anteriormente disputadas na pista húngara de 3.975 metros.


"Não temos muitas novidades a anunciar", admite Pierre Dupasquier, Diretor de Motorsport da Michelin, que falou sobre o palco da prova do final de semana: "Hungaroring é um circuito que requer altos níveis de carga aerodinâmica, que conta com duas curvas de 180 graus, e com uma série de curvas muito fechadas, similares às de Montreal, porém sem as retas que existem no circuito canadense", diz o francês, para quem a tática a ser adotada pelas equipes será a de duas paradas durante a corrida "a melhor estratégia, como comprovado no ano passado", ele diz.

Ainda segundo Dupasquier, a média horária não é a principal dificuldade no circuito da Hungria "Onde a velocidade média por volta é relativamente baixa, uns 185 km/h". Ao ver do Engenheiro, o que dificulta o desenvolvimento dos compostos ideais para o Hungaroring é que "A pista não é muito utilizada, o que torna necessário gerar o máximo possível de aderência, mas levando em conta o quanto o asfalto é abrasivo em condições de altas temperaturas como as que são esperadas", falou, frisando que em função das poucas ultrapassagens que deverão acontecer "É fundamental uma boa posição no grid".

Dupasquier prosseguiu contando que: "Nas duas opções de pneus para seco que levamos ao Hungaroring empregamos novas técnicas para a produção dos compostos, que basicamente levaram em conta a durabilidade e a aderência", terminou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/10 - Castro Neves fez a volta mais rápida da disputa
 14/10 - Prova teve diversas bandeiras amarelas
 14/10 - Papis venceu em Laguna Seca
 14/10 - Castro Neves dominou o Warm Up em Laguna Seca
 14/10 - Pilotos e Construtores: confira todos os campeões
 14/10 - Veja a tabela final do certame de Construtores
 14/10 - Confira como terminou o Campeonato de Pilotos
 14/10 - Para Schumacher, a prova no Japão foi "perfeita"
 14/10 - Raikkonen não soube explicar o acidente
 14/10 - Alesi lamentou o abandono
 14/10 - Button foi o 7º no adeus da Benetton
 14/10 - Na despedida, Hakkinen presenteou o companheiro
 14/10 - Alesi bateu em sua prova de despedida do "circo"
 14/10 - Schumacher passeou no GP de encerramento da temporada
 14/10 - Michael terminou na frente o Warm up em Suzuka
 13/10 - De Ferran e Castro Neves saem na frente em Laguna Seca
 13/10 - Desclassificação muda o nome do campeão da Júnior Menor
 13/10 - Ficou em solo gaúcho o título da Sênior "A"
 13/10 - Paranaense levou a melhor na disputa da Sênior "B"
 13/10 - Thomaz ficou com o título na Graduados "A"

... 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados