Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/10 - Agora é oficial: a Honda deixará a Fórmula CART
 12/10 - Massa foi o melhor da sexta-feira em Valência
 12/10 - Mudados os horários da F-3
 12/10 - Hélio Castro Neves domina novamente os treinos
 12/10 - F3 Sudamericana: Piquet faz o melhor tempo no segundo treino
 12/10 - Hélio Castro Neves faz o melhor tempo em Laguna Seca
 12/10 - Copa Brasil: Luis de Conto vence pela Júnior
 12/10 - Prova da Júnior Menor foi show de competitividade
 12/10 - Copa Brasil: Pedro Bianchini vence a primeira da Cadete
 12/10 - Baja Pantanal: Catarinenses são os mais rápidos do dia
 12/10 - Copa Brasil: Rony Breuel vence na Novatos
 12/10 - Copa Brasil: Jimenez chega em terceiro após prova de recuperação
 12/10 - Copa Brasil: Alan Hellmeister faz corrida fantastica
 12/10 - F3 Sudamericana: Juliano Moro domina primeiro treino
 12/10 - "A pista é brilhante", elogiou Montoya
 12/10 - Sauber culpa Heidfeld pelo acidente
 12/10 - "Coulthard e Raikkonen terão o mesmo tratamento", disse Dennis
 12/10 - Comentário: anúncio de aposentadoria atua como revitalizante
 12/10 - Conheça a trajetória de Massa até chegar à Fórmula 1
 12/10 - Massa será o piloto da equipe. Palavra de Peter Sauber

... 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados