Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/10 - F-3 Sudam: saiba como terminaram as provas em Rio IV
 10/10 - Corrida da F-3 Sudam será disputada no sábado
 10/10 - Domingo pode terminar com mais uma conquista brasileira
 09/10 - Placar já aponta 105 vitórias brasileiras em 2001
 09/10 - Sato diz que precisará de tempo
 09/10 - Jordan confirma Sato para 2002
 08/10 - Piquet conquistou a vitória em sua segunda corrida pela F-Dodge
 08/10 - Empresário suíço pode trocar a Sauber pela Arrows
 08/10 - Resultado de San Remo esquentou a briga pelo título
 08/10 - Franceses fizeram a festa na 11ª etapa do Mundial
 07/10 - Vitória colocou De Ferran 10 pontos à frente de Brack
 07/10 - "Meu carro estava melhor nas retas", contou Kleinubing
 07/10 - Quarta posição garantiu o título a Kleinubing
 07/10 - Campos faturou mais uma vez na Pick Up Racing
 07/10 - De Ferran vence em Houston, e é o líder da tabela
 07/10 - Faleiro chegou na frente na 12ª etapa da Espron em Brasília
 07/10 - Orsi têm chance de conquistar a "Copa das Nações"
 07/10 - Hand venceu; Orsi foi o segundo na F-Toyota/Atlantic
 07/10 - Thiago Medeiros venceu pela F-3 Sudam em Piriápolis
 07/10 - Azevedo ganhou, e está a um ponto da liderança da F-Júnior

... 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 836 837 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados