Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/10 - Brack dominou o Warm up no Texas
 07/10 - Bazzo quebra a seqüência de poles de Campos na Pick Up Racing
 07/10 - O campeão, Orsi, sai em segundo na prova da F-Toyota/Atlantic
 07/10 - IRL: Confira a classificação final do campeonato
 06/10 - IRL: Giaffone foi eleito Estreante do Ano
 06/10 - IRL: Daré foi o melhor brasileiro na prova
 06/10 - IRL: ?Tinha um carro competitivo?, disse Giaffone
 06/10 - IRL: Hornish fecha temporada com chave de ouro
 06/10 - Pole é verde e amarela na prova deste domingo em Houston
 06/10 - Final do Norte-americano de Turismo acontece neste domingo
 06/10 - Medeiros é o pole da F-3 Sudam em Piriápolis
 06/10 - Para variar, Campos dominou os treinos da Pick-up Racing
 06/10 - Brasileiros dominaram os treinos da CART em Houston
 06/10 - Winkelhock venceu; Oliveira foi o 4º na prova da F-3 Alemã
 06/10 - Serafim marcou o melhor tempo no treino livre da F-3 Sudam
 06/10 - Obras em Goiânia vão incluir toda a pista
 06/10 - Mudança nos motores pode tirar Honda da F-CART
 06/10 - Mosley continua na FIA por mais quatro anos
 06/10 - IRL: Chuva cancela treino no Texas; Hornish larga na pole
 06/10 - INDY LIGHTS: Wheldon vence com ultrapassagem na última volta

... 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 836 837 838 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados