Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Raikkonen venceu espetacularmente em Suzuka
Domingo, 09 de Outubro de 2005
 
O Grande Prêmio do Japão de 2005 vai entrar para a história como uma das mais disputadas corridas do ?circo? em todos os tempos, e como uma das raras provas em que pilotos saídos das últimas filas do grid asseguraram presença no pódio.

Kimi Raikkonen e Fernando Alonso largaram respectivamente da 17ª e 16ª vagas do grid, e depois de 53 voltas ocuparam o primeiro e terceiro degraus do pódio, com o segundo tendo como ocupante Giancarlo Fisichella, superado pelo finlandês na última volta.

O começo da prova em Suzuka foi marcado pela saída de pista de Takuma Sato e Rubens Barrichello, com o brazuca tendo de ingressar nos boxes para a troca de um pneu furado, e o japonês para substituir o bico de seu bólido.

Na entrada da reta principal, ainda antes do complemento da primeira passagem, Juan Pablo Montoya tentou ultrapassar Jacques Villeneuve, mas acabou escapando da pista e batendo forte contra o muro, forçando a intervenção do Safety Car.

Agitada na oitava volta, a bandeira verde não provocou alterações nas principais posições do pelotão liderado pelo pole position Ralf Schumacher, que tinha a escolta de Fisichella, Jenson Button, David Coulthard e Mark Webber.

Depois de comandar as ações por 13 voltas, Ralf fez sua primeira parada para reabastecimento, permitindo que Giancarlo Fisichella assumisse a liderança pela primeira vez, ficando na frente até sua primeira parada, na 20ª passagem.

Na 25ª, Michael Schumacher liderava, trazendo a seguir Kimi Räikkönen, Fisichella, Ralf, Button, e Mark Webber, que havia superado David Coulthard nos boxes, uma volta antes.

Michael e Kimi pararam para reabastecer no 26º giro, o que permitiu que Fisichella retomasse a liderança de uma corrida que apresentaria um duelo espetacular pelo quarto lugar, que passou a ser de Raikkönen na 30ª volta, quando ultrapassou Schumacher.

O heptacampeão voltaria a ser atacado, desta vez pelo campeão de 2005 Fernando Alonso, que a partir da 32ª volta tentou realizar a ultrapassagem, manobra que só concluída depois de dois giros.

A última parada de Fisichella foi feita na 38ª volta, o que permitiu que Jenson Button assumisse a liderança, seguido de Mark Webber e Raikkönen, que passou a encabeçar o pelotão na 44ª passagem, quando o inglês da BAR e o australiano da Williams pararam para reabastecer.

Ao realizar seu último pit stop, na 45ª volta, Kimi acabou devolvendo a liderança para Giancarlo, que começou a abrir vantagem, dando a impressão de que conquistaria seu segundo triunfo na temporada.

Ledo engano. No início do 53º e último giro, Raikkönen fez uma ultrapassagem espetacular, por fora, na primeira curva após a Reta principal, o que lhe conferiu a sétima e sem sombra de dúvida mais espetacular vitória da temporada.

Além de Fisichella e Alonso, a zona de pontos teve ainda Mark Webber, Jenson Button, David Coulthard Michael e Ralf Schumacher.

Dentre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa, que recebeu a quadriculada na 11ª posição, uma adiante de Rubens Barrichello.

Antonio Pizzonia abandonou a prova já na 9ª volta, após rodar e ficar preso à brita à saída da Curva 9, um erro que pode significar a perda da chance de defender a Williams em 2006.

Use os links abaixo para saber mais sobre a prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/10 - Mudado o palco da penúltima rodada dos certames da ABP
 05/10 - Basso na frente; Orsi foi o segundo na primeira classificatória da F-Toyota
 05/10 - Cánepa foi o mais rápido da F-3 Sudam em Piriápolis
 05/10 - Nakano dominou o segundo treino em Houston
 05/10 - Pole coloca Kleinubing mais próximo do título
 05/10 - Brasileiro termina em 3º a penúltima do Norte-americano de Turismo
 05/10 - Gil de Ferran domina primeiro treino em Houston
 05/10 - Volta dos treinos pode ser a novidade nos EUA
 05/10 - IRL: Corrida em Fontana deve resgatar ?Tríplice Coroa?
 05/10 - IRL: Fontana é o novo palco para 2002
 05/10 - IRL: Firestone renova contrato até 2005
 05/10 - INDY LIGHTS: Bell larga na pole em Road Atlanta
 05/10 - F-CART vai usar motores aspirados em 2003
 05/10 - F-DODGE: mais um Piquet estréia no automobilismo
 04/10 - Confira a programação do GP de Houston
 04/10 - Massa foi outra vez o melhor em Mugello
 04/10 - Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
 04/10 - Kleinubing sai na terceira posição na prova que pode lhe garantir o título
 04/10 - FIA divulga calendário 2002 para a Fórmula 1
 04/10 - Wurz dominou os treinos em Barcelona

... 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados