Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Feras de todo o continente se encontram em Florianópolis
Quarta-feira, 23 de Maio de 2001
 
As feras do kartismo brasileiro, argentino, porto-riquenho, uruguaio e paraguaio já estão reunidas em Florianópolis, onde neste final de semana vai acontecer mais uma edição do Campeonato Pan-americano de Kart, a segunda consecutiva realizada no Brasil.

No ano passado o "Pan" foi disputado no Kartódromo Raceland, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, de onde Alan Hellmeister saiu com o caneco pela categoria Júnior, e o também paulista Lucas Di Grassi levou a melhor na Fórmula A.

Desta vez a programação do Pan prevê a disputa por pilotos de três categorias: a Sudam Júnior, para kartistas de 13 a 14 anos, a Sudam, para pilotos com mais de 15 anos, e o Troféu Super Sênior das Américas, onde os inscritos têm 25 anos ou mais. Nas duas primeiras categorias os motores serão os 125cc movidos a gasolina, enquanto os propulsores usados pelos Seniores serão também os de 125 cc, mas movidos a álcool.

Depois das oportunidades que os pilotos terão para realizarem acertos nos Karts durante os treinos livres desta quarta e quinta-feiras, as disputas começam "prá valer" no sábado. Veja abaixo como funciona o critério de disputas do certame.

Entenda os critérios de disputas do Pan

O critério de disputas do Pan-americano é o mesmo que rege os demais campeonatos supervisionados pela Comissão Internacional de Kart da Confederação Internacional de Automobilismo, a CIK/FIA.

As tomadas de tempos que estão programadas para a sexta-feira servem apenas para definir as posições no "larga" da primeira prova classificatória do sábado. Nela, e nas outras duas corridas de classificação, os pilotos têm pontuações atribuídas inversamente ao que normalmente é aplicado. O vitorioso numa prova perde 0 ponto; o segundo colocado perde 2, o terceiro 3 pontos, o quarto 4, e assim sucessivemente.

Depois das três corridas de classificação, o piloto com direito à pole position, claro, será aquele com menos pontos negativos acumulados; o segundo no grid será o segundo com menos pontos perdidos, e assim por diante.

Nas duas corridas finais, que estão marcadas para o domingo, todos os pilotos entram "zerados" na pista. O vencedor de cada um delas marca 15 pontos (desta vez positivos), o segundo colocado 12, o terceiro 10, o quarto 8, e o quinto 6 pontos. O sexto colocado na disputa recebe 5 pontos, o sétimo 4, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto.

Como indica a lógica, os melhores das Américas depois das duas corridas do domingo serão aqueles com mais pontos acumulados. No ano passado, em Curitiba, o título de Lucas Di Grassi na Fórmula A foi conquistado graças ao acúmulo de 27 pontos, dois a mais que o total alcançado por Roberto Streit Filho, hoje piloto da F-Chevrolet. Pela Júnior, o título de Hellmeister foi conquistado graças ao total de 30 pontos, oito a mais que os alcançados pelo argentino Nicolas Magaldi.


 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/10 - Wurz dominou os treinos em Barcelona
 03/10 - Schumacher bateu o recorde em Fiorano
 03/10 - Massa dominou o dia em Mugello
 03/10 - Irvine foi o melhor nos treinos em Barcelona. Pizzonia foi o segundo
 03/10 - IRL: Prova no Texas marcará despedida da Oldsmobile
 03/10 - IRL: Confira a programação para a Chevy 500
 03/10 - IRL: Airton Daré terá novo motor e está otimista
 03/10 - IRL: Circuito do Texas recebeu novo asfalto
 03/10 - IRL: Giaffone só pensa na vitória no Texas
 03/10 - Vencedores da Fórmula 3 em Piriápolis citam a receita da vitória
 03/10 - As conquistas brasileiras na temporada
 03/10 - Kleinubing pode conquistar mais um título no final de semana
 03/10 - Corrigido, Placar já aponta 100 vitórias brasileiras
 02/10 - Massa voltou a testar para a Sauber
 02/10 - Pick-up Racing em Guaporé promete competitividade
 02/10 - Curitiba volta a receber as duplas do Mitsubishi MotorSports
 02/10 - Stock Car V8 é atração no Anhembi
 02/10 - F3 Sudamericana tem mais uma edição de seu ?GP de Mônaco?
 02/10 - Público da "Indy F-1" é tema do novo "Papo de Box"
 02/10 - Carros da BAR serão mostrados nas ruas japonesas

... 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 840 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados