Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/09 - Nasce o primeiro filho de Rubens Barrichello
 23/09 - WRC: Makinen e McRae dividem liderança do campeonato
 23/09 - WRC: Burns vence na Nova Zelândia
 23/09 - F-Chevrolet: Carioca fatura o título no Rio de Janeiro
 23/09 - Stock Car V8: Beto Giorgi vence pela primeira vez
 23/09 - Stock Car Light:Thiago Marques vence e fatura o título
 22/09 - Pilotos da F1 visitaram circo da CART em Rockingham
 22/09 - WRC: Burns assume ponta no segundo dia do Rali da Nova Zelândia
 22/09 - Confira o novo resultado final da Rockingham 500
 22/09 - Cristiano protesta e rouba terceira posição de Castro Neves
 22/09 - Gil de Ferran leva vantagem para as provas finais
 22/09 - Brack ainda lidera o campeonato; Confira a classificação
 22/09 - ?Foi uma corrida divertida?, disse Gil de Ferran
 22/09 - Vitória verde e amarela na rodada inglesa da F-CART
 22/09 - GP norte-americano é tema do "Papo de Box"
 21/09 - Gasolina da Petrobras já se encontra em Indianápolis
 21/09 - Mitsubishi MotorSports disputa a 5ª etapa neste sábado em Curitiba
 21/09 - Brasileiros encerram treinos com a Williams BMW
 21/09 - Zanardi já conversou com os médicos e a esposa
 21/09 - Schumacher remarcou sua passagem para os EUA

... 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados