Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou as novas regras do ?circo?
Sábado, 14 de Dezembro de 2002
 
Em sua última reunião do ano, realizada em Mônaco, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo homologou as mudanças regulamentares definidas em 28 de outubro pela Comissão de Fórmula 1, o que abre caminho para que sejam implementadas já no Campeonato de 2003 da categoria.

Do pacote de modificações regulamentares aprovado, fazem parte um novo sistema de pontuação, a proibição de ordens de equipe, uma nova forma de realização das sessões classificatórias, a limitação do número de testes entre as provas, e a autorização para que os fabricantes possam desenvolver pneus específicos para cada um dos times seus clientes.

Veja abaixo o que muda para o próximo ano:

Sistema de pontuação

Pela nova regra, o vencedor de uma prova marcará os mesmos 10 atuais, mas a diferença para o total dado ao segundo colocado cai de 4 para 2 pontos.

A partir de 2003, os oito primeiros colocados numa prova vão pontuar, enquanto até aqui apenas os seis melhores colocados tinham direito a pontos.

Como já dito, o ganhador da corrida receberá 10 pontos. O segundo colocado terá direito a 8, o terceiro a 6, o quarto a 5, o quinto a 4, o sexto a 3, o sétimo a 2 e o 8º colocado a 1 ponto.

Ordens de equipe

Ficam vetadas as ordens de equipe que tenham como propósito alterar o resultado final de uma prova.


Classificatória

Como acontece atualmente, os tempos que vão definir as posições de cada piloto no grid serão os da sessão classificatória realizada aos sábados, entre as 13 e às 14 horas locais do país-sede da prova.

Porém, cada piloto passará a ter direito a apenas uma volta cronometrada, indo à pista na ordem inversa do resultado de uma pré-classificação que vai ser realizada às sextas-feiras, para a qual a ordem de saída dos boxes será definida de acordo com a posição daquele piloto na tabela do campeonato (para o primeiro GP de 2003, a ordem usada na sexta-feira será a da classificação final do certame deste ano).

Redução do número de treinos entre as corridas

Houve uma limitação a dez sessões do total de testes privados que cada equipe poderá realizar entre o período que vai de 1º de março a 1º de novembro.

Porém, para 2003, os times ainda terão a opção de realizarem o número de testes que julgarem necessários, mas neste caso não terão direito às sessões pré-treinos oficiais para o GP.

As equipes que concordarem em limitar a 10 seus ensaios particulares, vão ganhar direito a um treino de duas horas, sempre às sextas-feiras, entre 9 e 11 horas da manhã, na pista-sede da corrida.

Pneus

As fabricantes de pneus poderão (pelo menos em tese) desenvolver compostos diferentes, de acordo com as necessidades de cada time.

Acaba a obrigação de que todas as equipes usem os mesmos compostos. A cada corrida, os times podem optar por dois tipos diferentes de pneus, mas não terão de usar obrigatoriamente os mesmos dos demais times.

No que diz respeito aos pneus para chuva, a opção que os times terão é de um único tipo por prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/09 - Nasce o primeiro filho de Rubens Barrichello
 23/09 - WRC: Makinen e McRae dividem liderança do campeonato
 23/09 - WRC: Burns vence na Nova Zelândia
 23/09 - F-Chevrolet: Carioca fatura o título no Rio de Janeiro
 23/09 - Stock Car V8: Beto Giorgi vence pela primeira vez
 23/09 - Stock Car Light:Thiago Marques vence e fatura o título
 22/09 - Pilotos da F1 visitaram circo da CART em Rockingham
 22/09 - WRC: Burns assume ponta no segundo dia do Rali da Nova Zelândia
 22/09 - Confira o novo resultado final da Rockingham 500
 22/09 - Cristiano protesta e rouba terceira posição de Castro Neves
 22/09 - Gil de Ferran leva vantagem para as provas finais
 22/09 - Brack ainda lidera o campeonato; Confira a classificação
 22/09 - ?Foi uma corrida divertida?, disse Gil de Ferran
 22/09 - Vitória verde e amarela na rodada inglesa da F-CART
 22/09 - GP norte-americano é tema do "Papo de Box"
 21/09 - Gasolina da Petrobras já se encontra em Indianápolis
 21/09 - Mitsubishi MotorSports disputa a 5ª etapa neste sábado em Curitiba
 21/09 - Brasileiros encerram treinos com a Williams BMW
 21/09 - Zanardi já conversou com os médicos e a esposa
 21/09 - Schumacher remarcou sua passagem para os EUA

... 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados