Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/09 - Nasce o primeiro filho de Rubens Barrichello
 23/09 - WRC: Makinen e McRae dividem liderança do campeonato
 23/09 - WRC: Burns vence na Nova Zelândia
 23/09 - F-Chevrolet: Carioca fatura o título no Rio de Janeiro
 23/09 - Stock Car V8: Beto Giorgi vence pela primeira vez
 23/09 - Stock Car Light:Thiago Marques vence e fatura o título
 22/09 - Pilotos da F1 visitaram circo da CART em Rockingham
 22/09 - WRC: Burns assume ponta no segundo dia do Rali da Nova Zelândia
 22/09 - Confira o novo resultado final da Rockingham 500
 22/09 - Cristiano protesta e rouba terceira posição de Castro Neves
 22/09 - Gil de Ferran leva vantagem para as provas finais
 22/09 - Brack ainda lidera o campeonato; Confira a classificação
 22/09 - ?Foi uma corrida divertida?, disse Gil de Ferran
 22/09 - Vitória verde e amarela na rodada inglesa da F-CART
 22/09 - GP norte-americano é tema do "Papo de Box"
 21/09 - Gasolina da Petrobras já se encontra em Indianápolis
 21/09 - Mitsubishi MotorSports disputa a 5ª etapa neste sábado em Curitiba
 21/09 - Brasileiros encerram treinos com a Williams BMW
 21/09 - Zanardi já conversou com os médicos e a esposa
 21/09 - Schumacher remarcou sua passagem para os EUA

... 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados