Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/09 - Confira como ficaram os campeonatos
 18/09 - Veja a programação para a prova de Rockingham
 18/09 - Banderas fará o papel de Senna no cinema
 18/09 - Zanardi já não corre mais risco de vida
 16/09 - Santana/Baldo/Mottin vencem mais uma da Brascar
 16/09 - Hoerlle/Fornari lideram a primeira hora da Brascar
 16/09 - F Truck: Pódio tem homenagem a bombeiros mortos nos EUA
 16/09 - F3 INGLESA: Júdice comemora 2 bons resultados no fim de semana
 16/09 - Renato Martins confirma liderança na F-Truck
 16/09 - Vitória de ponta a ponta de Cirino na Truck
 16/09 - F3 Sudamericana: Daniel Sacnadian perde chance de assumir liderança
 16/09 - F3 Sudamericana: Ângleo Serafim vence em Campo Grande
 16/09 - F3 INGLESA: Júdice é o 5º na 23a etapa
 16/09 - F3 Sudamericana: Ângleo Serafim faz a melhor volta no warm up
 16/09 - F3 Sudamericana: Mudanças na equipe Avallone
 16/09 - F-3000 EURO: Vitória antecipou o título de Felipe Massa
 16/09 - Montoya foi o melhor na rodada italiana do "circo"
 16/09 - Zanardi teve ambas as pernas amputadas
 15/09 - Pinho/SantAnna foram os melhores na classificatória da Brascar
 15/09 - Cirino larga na pole position da F-Truck em Cascavel

... 832 833 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados