Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/11 - A mescla dos tempos da sexta-feira em Pinhais
 13/11 - Tempos do segundo treino livre
 13/11 - Tempos do primeiro treino livre
 12/11 - Cross Country: Varela/Macedo defendem liderança do Brasileiro em SC
 12/11 - Finalistas do Capacete de Ouro 2009 já estão praticamente definidos
 12/11 - Fogaça quer completar corrida em Curitiba
 11/11 - Mais um título, e novos totais nos rankings do “Placar Brasil”
 11/11 - Terceiros Lugares em campeonatos
 11/11 - Vices
 11/11 - Campeões da temporada
 09/11 - Classificação da Copa Vicar
 09/11 - Resultado Copa Vicar em Brasília
 09/11 - Daniel venceu, e consolidou a liderança na Copa Vicar
 08/11 - Resultado da V8 em Brasília
 08/11 - Os números da V8
 08/11 - Khodair venceu, e Bueno ficou mais perto do título da V8
 08/11 - Classificação da Stock Jr
 08/11 - Boesel foi o dono da festa na Stock Júnior
 08/11 - Leonardo Cordeiro fatura o título e Lambert vence em Campo Grande
 08/11 - Super GT: Andre Lotterer e Jyuchi Wakisaka levam o título no Japão

... 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados