Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
No domingo, a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?
Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2004
 
Abrindo a temporada brasileira de provas de Endurance ? que prosseguirá no próximo dia 11 com a ?500 Milhas de Londrina, e terá seu encerramento de gala com a Mil Milhas, no dia 25 de janeiro ?, será disputada a partir da zero hora do próximo domingo a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?.

A história da corrida que é promovida pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS) começou antes mesmo que o circuito que dá nome a ela a sediasse, já que as três primeiras edições foram disputados num traçado armado nas ruas de Porto Alegre, mais precisamente no chamado ?Circuito de Cavalhada?.

Na primeira edição, que aconteceu em no dia 06 de maio de 1962, os vitoriosos na disputa que teve a participação de 39 carros, e um total de 175 voltas, foram Breno Fornari e Afonso Hoch, dupla gaúcha que se revezou na pilotagem de um Simca durante as 11h52min48s1 da corrida que completaram à média de 97,222 km/h.

Em Tarumã mesmo, a primeira prova foi disputada apenas em 1971, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o trio formado pelos paulistas Pedro Victor Delamare e Carlos Quartin Moraes, e completado pelo gaúcho José de Marchi ganhou a bordo de um Chevrolet Opala, fechando as 466 voltas totais em 12h01min22s3, à média de 116,899 quilômetros por hora.

Uma curiosidade com relação à 12 Horas de Tarumã é que sua 16ª edição, disputada em 1992, aconteceu bem longe da cidade de Viamão, onde está situada a pista, que, por estar em reformas, fez com que a disputa acontecesse em Guaporé, distante cerca de 220 quilômetros dali.

Prova valeu pelo Brasileiro no ano passado

A 27ª edição da ?12 Horas de Tarumã?, disputada no dia 14 de dezembro, valeu como quinta e última corrida do Campeonato Brasileiro de Endurance 2003, e foram justamente pilotos inscritos no certame nacional os ganhadores das 525 voltas totais.

Xandynho Negrão, Juliano Moro, Luiz Otávio Paternostro, o ?Pater?, e Giuliano Losacco - que neste ano arrebatou o status de melhor no Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 - foram os responsáveis pela pilotagem do MCR Turbo que chegou na frente da disputa do ano passado, depois de fecharem as 525 voltas totais após 11h58s53s66.

Os gaúchos Hugo Vargas e Marcelo Vargas revezaram-se na pilotagem de um Aldee Spyder, ocupando a segunda colocação ao final da disputa do ano passado, que teve o quarteto Odilon Menezes, Guaraci Costa, Luiz Costa e Paulo Rutzen, todos representantes do Rio Grande do Sul, ocupando o terceiro degrau do pódio, também graças à resistência de um Aldee Spyder.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/09 - Ferrari terá visual diferente no GP italiano
 14/09 - Kanaan foi o mais rápido no primeiro treino da F-CART na Alemanha
 14/09 - Ralf feliz da vida com o primeiro tempo
 14/09 - Os Schumacher dominaram o dia em Monza
 13/09 - Confira a programação para este fim de semana
 13/09 - IRL também alterou a programação
 13/09 - NASCAR decide cancelar a prova do domingo
 13/09 - Cancelados os treinos e a classificatória na Alemanha
 13/09 - GP dos EUA deve ser o principal assunto em Monza
 13/09 - Ferrari cancela todas as celebrações
 13/09 - Chuva ainda cai na Alemanha
 13/09 - Chuva cancela a primeira sessão de treinos na Alemanha
 12/09 - Paulista: Bianchini quer nova vitória para manter liderança do campeonato
 12/09 - F3 Sudamericana: Nélsinho Piquet espera conquistar 1a vitória
 12/09 - F3000: Leia a entrevista com os pilotos da Petrobras Júnior
 12/09 - Williams renova contrato com Marc Gene
 12/09 - IRL mantém a data da última corrida da temporada
 12/09 - Desculpe a derrapada
 12/09 - Os brutos vão invadir Cascavel
 12/09 - BAR pode antecipar o lançamento de seu novo carro

... 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados